Floresta em Póvoa de Lanhoso "repovoada" com 1400 medronheiros

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Lanhoso, 20 nov (Lusa) - Cerca de 1.400 medronheiros vão ser plantados numa área florestal com mais de dois hectares em Póvoa de Lanhoso, ao abrigo de um protocolo hoje assinado entre o Município e duas jovens empreendedoras, informou a Câmara.

Em comunicado, a Câmara sublinha que se trata do reaproveitamento, através da plantação de uma espécie autóctone, de uma área florestal em que predominavam, "de forma desordenada", o eucalipto e o pinheiro.

Acrescenta que uma das vantagens da iniciativa será a prevenção de incêndios.

"Vamos deixar de ter incêndios naquele local", referiu o vereador da Proteção Civil, Armando Fernandes, citado no comunicado.

Pelo protocolo hoje assinado, a Câmara cede por 15 anos aquela área florestal, junto ao Castelo de Lanhoso, às duas jovens empreendedoras, que ali plantarão cerca de 1.400 medronheiros.

O medronho pode ser consumido como fruto ou ser utilizado para curtimento de peles, para fins medicinais, na produção de doces e compotas, na produção de aguardente, vinagre e mel e mesmo na produção de madeira.

Para a Câmara, este protocolo constitui uma forma de apoiar o desenvolvimento de uma espécie autóctone e um incentivo ao desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Cecília Geraldo, uma das jovens empreendedoras, sublinhou que a aposta passa pela inovação com "um fruto que é pouco conhecido em Portugal".

A apresentação deste projeto integrou as comemorações do Dia da Floresta Autóctone, que ainda vão incluir, a 25 de novembro, a realização de sementeiras de espécies locais, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos.

O objetivo é a criação de um banco de plantas que, no futuro, serão plantadas nas diversas freguesias do concelho.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.