Tribunal de Aveiro condenou comerciante por auxílio à imigração ilegal

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 nov (Lusa) - O Tribunal de Aveiro condenou hoje a dois anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, um comerciante acusado de ter vendido contratos promessa de trabalho, que depois eram usados para a obtenção de vistos de entrada em Portugal.

O tribunal deu como provado que no período compreendido entre 2005 e 2007 o arguido elaborou 23 contratos promessa de trabalho a cidadãos estrangeiros, com vista a facilitar a permanência deles em território nacional.

A maioria destes casos envolvem mulheres de nacionalidade brasileira, que terão chegado a pagar várias centenas de euros ao arguido, em troca dos referidos contratos, que serviriam para obter um visto de trabalho.

"Nunca foi intenção do arguido contratar estas pessoas", afirmou a juíza-presidente, durante a leitura do acórdão, adiantando que os contratos eram elaborados em nome de um restaurante que à data dos factos já não funcionava.

O homem, que ainda tentou devolver algumas das quantias entregues, foi condenado a dois anos de prisão, por um crime de auxílio à imigração ilegal, e a um ano de prisão, por um crime de falsificação de documentos, ambos na forma continuada.

Em cúmulo jurídico, o coletivo de juízes fixou uma pena única de dois anos e quatro meses, suspensa por igual período.

"Gostava de perceber a motivação e se o senhor agiu sozinho ou se foi levado a fazer isto", disse a juíza, lamentando que o arguido tenha optado por se remeter ao silêncio durante o julgamento.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.