Secretários clínicos do Norte exigem conclusão de concursos para assistentes técnicos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 nov (Lusa) -- Secretários clínicos das unidades de Saúde Familiar (USF) do Norte exigiram hoje a conclusão dos concursos para assistentes técnicos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região e a manutenção das atuais equipas de cada unidade.

Helena Almeida, vogal da direção da Associação Nacional das Unidades de Saúde Local (USF--AN), afirmou à Lusa que, em 2010, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) abriu dois concursos para os vários ACES da região, "mas neste momento ainda não estão fechados", desconhecendo-se quem ficará colocado com contrato individual de trabalho por tempo indeterminado.

"Existem esses concursos cujo desfecho não se vislumbra, nem tão pouco [se vislumbra] o futuro dos secretários clínicos que não ficarão colocados", frisou.

Segundo a responsável, sabe-se que "apenas 70% dos atuais secretários clínicos ficarão colocados", sendo o futuro dos restantes 30% "incerto".

Os secretários clínicos, que agendaram para esta tarde uma concentração à porta da ARS-N para entregar um "manifesto de descontentamento", consideram ser "imperativo que a Administração cumpra com as suas responsabilidades".

Pretendem que a resolução "tenha como base a manutenção das equipas atuais existentes em cada uma das cerca de cem USF do Norte".

Helena Almeida recordou que as equipas das USF foram "criadas autonomamente", temendo-se que possa "haver aqui um desmembramento muito grande" dos grupos de trabalho.

"Os cidadãos/utentes/doentes estão satisfeitos com as USF, que têm dado provas de acessibilidade e qualidade, só possível com a motivação e responsabilidade das equipas multiprofissionais, que integram secretários clínicos, médicos e enfermeiros de família", referem no manifesto.

Helena Almeida frisou que há centenas de profissionais em situação precária, muitos deles a realizar horas extraordinárias para garantir a funcionalidade da sua USF, sem qualquer remuneração.

O secretário clínico é, concluiu, "a primeira imagem de qualquer USF".

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

ASAE instaura quatro processos-crime por jogo ilícito no distrito do Porto

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou quatro processos-crime por jogo ilícito nos municípios da Maia, Matosinhos, Amarante e Felgueiras, no distrito do Porto, após uma operação na última semana de abril.

Mulher morre atropelada por comboio em Cerveira

Uma mulher morreu esta quinta-feira atropelada por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.