Castro entre os concelhos de Coura e Cerveira novamente em vias de classificação

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes de Coura, 20 nov (Lusa) - A Direção-Geral do Património Cultural reabriu o procedimento de classificação do Forte da Cidade, um castro localizado entre os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Paredes de Coura, anuncia hoje o Diário da República.

Também denominado como "Cividade de Cossourado", este castro, explica o Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (Igespar), está situado numa área "particularmente abundante em monumentos arqueológicos".

Insere-se no contexto da denominada "cultura castreja" e ergue-se, numa área de dez hectares, "de forma bastante destacada, com um forte domínio sobre a paisagem envolvente", dotado de um sistema defensivo "constituído por três linhas de muralha construídas em material pétreo da região", descreve ainda o Igespar.

Com o anúncio hoje publicado em Diário da República, este conjunto, localizado entre as freguesias de Cossourado (Paredes de Coura) e Sapardos (Vila Nova de Cerveira), passa a ser considerado como "em vias de classificação", estabelecendo, de acordo com o mesmo anúncio, uma zona geral de proteção de 50 metros contados a partir dos seus limites externos.

A abertura deste novo processo de classificação está em consulta pública durante os próximos quinze dias úteis.

O processo anterior, que previa a classificação como Sítio de Interesse Público, foi arquivado pela Direção Geral do Património Cultural em 16 de novembro de 2012, alegando aquela entidade, na altura, a "existência de deficiências de instrução" do processo, "consideradas insanáveis em tempo útil".

A primeira proposta de classificação do Forte da Cidade foi apresentada pela Câmara de Paredes de Coura em fevereiro de 1996.

Escavações no local permitiram encontrar fragmentos de cerâmica da Idade do Ferro, mós manuais, artefactos de bronze e pesos de rede.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Detido no Norte jovem de 17 anos suspeito de crimes violentos

Um jovem de 17 anos foi detido no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, divulgou a Polícia Judiciária.

Vão ser criados 51 novos empregos em Estarreja para construir habitação “mais acessível” e “mais rápida”

Os grupos Casais e Secil vão investir 15 milhões de euros em uma nova fábrica em Estarreja, que vai dedicar-se à construção industrializada.