PCP questiona Ministério da Saúde sobre futuro do acordo com Hospital da Cruz Vermelha

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 nov (Lusa) -- O PCP questionou o Ministério da Saúde sobre a continuidade do protocolo entre o Estado e o Hospital da Cruz Vermelha e quer saber o que o governo tem previsto para os serviços de cirurgia cardiotorácica em Lisboa.

Numa pergunta dirigida ao ministério de Paulo Macedo, o PCP recorda a recente publicação do relatório de uma auditoria do Tribunal de Contas sobre o acordo com o Hospital da Cruz Vermelha (HCV), o qual concluiu que este "é desvantajoso financeiramente para o Estado".

"Fica evidente que o acordo de cooperação foi estabelecido não por necessidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas exclusivamente para «salvar» o Hospital da Cruz Vermelha", lê-se na questão dirigida pelo PCP ao Ministério da Saúde.

Os comunistas querem saber a razão do acordo continuar em vigor, uma vez que o ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse no Parlamento "que não se justifica" a sua manutenção.

Na pergunta, o PCP pretende ainda saber se está em curso o encerramento do Hospital de Santa Cruz, uma vez que uma auditoria solicitada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, realizada por um cirurgião cardiotorácico belga, aponta nesse sentido.

O Ministério da Saúde é também questionado sobre os planos que tem para os serviços de cirurgia cardiotorácica nos hospitais da região de Lisboa.

SMM // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".