Homenagem a Rui Costa junta figuras do ciclismo nacional

| Desporto
Porto Canal

Uma homenagem ao ciclista Rui Costa, campeão do mundo, juntou grandes nomes nacionais da modalidade na Póvoa de Varzim, numa organização da Câmara Municipal local e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Corredores como André Cardoso, Tiago Machado, Joni Brandão e Bruno Pires ou os ex-ciclistas Cândido Barbosa, Manuel Zeferino e José Azevedo e até o campeão olímpico de canoagem Fernando Pimenta participaram no extenso programa de atividades organizado.

O homenageado, recém-eleito atleta do ano pela Confederação do Desporto de Portugal, pelo segundo ano consecutivo, enalteceu o convívio de um dia que "ficará para sempre na memória".

"Melhor era impossível. Não contava com tanta gente. Foi muito importante para mim poder retribuir o apoio das pessoas ao longo da temporada, e poder conviver com os amigos", disse Rui Costa, completando: "O importante foi que todos se divertissem e que pudéssemos promover o ciclismo".

Logo de manhã, mais de mil pessoas pedalaram num passeio de cicloturismo, nas ruas da vila de Aguçadoura, terra natal de Rui Costa, numa iniciativa com fins solidários, já que o valor das inscrições reverteu para duas instituições de solidariedade locais.

Da parte da tarde, teve lugar o Circuito Amigos do Rui Costa, uma corrida no centro da Póvoa de Varzim, destinada a corredores mais experientes, em que o vencedor foi o veterano Luís Machado.

No final, o atleta, que é também massagista da equipa de ciclismo do Boavista, desvalorizou o triunfo.

"Normalmente só vejo na televisão estes grandes corredores. Foi bom estar com eles dia bonito para o Rui Costa e para o ciclismo. A vitória não tem significado, o importante foi participar", disse o vencedor da prova.

Também o ciclista André Cardoso vincou a promoção à modalidade feita com esta iniciativa. "Tivemos hoje a correr connosco alguns miúdos que serão o futuro do ciclismo português, temos de lhe dar exemplos e apoiá-los para chegar ao outros patamares".

André Cardoso, que na próxima temporada vai integrar a equipa Garmin, do escalão World Tour, poderá reencontrar o amigo Rui Costa em algumas provas, algo que corredor não vê como "um problema".

"Somos amigos e companheiros de seleção, mas quando estivermos em equipas diferentes a competir, temos de saber lidar com isso com profissionalismo. Mas o importante é fazermos boa figura para elevarmos a imagem do ciclismo português".

Outro dos possíveis adversários de Rui Costa no pelotão internacional será José Azevedo, ex-ciclista e agora diretor desportivo da equipa Katusha.

"Sei que este ano podemos cruzar-nos numa luta direta pela vitória numa prova e que certamente ele vai estar à altura de poder disputar o triunfo numa das grandes voltas", confessou à Lusa.

Já ao cair da noite, a sessão de homenagem a Rui Costa terminou com um jantar convívio, no pavilhão de Aguçadoura, que juntou à mesa cerca de 500 pessoas. O ciclista voltou a desdobrar-se em autógrafos e fotografias, mas estava já focado no regresso ao trabalho.

"Esta segunda-feira vou recomeçar os treinos tendo em vista a nova época. Ainda será uma sessão ligeira para começar a recuperar uma época que espero ser de, pelo menos, igual sucesso", finalizou o corredor.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.