Ciclista Rui Costa eleito atleta do ano pela segunda vez

| Desporto
Porto Canal / Agências

Cascais, 15 nov (Lusa) - O ciclista Rui Costa, campeão do Mundo de estrada, foi eleito pelo segundo vez consecutiva como melhor atleta português do ano, no decorrer na Gala do Desporto, na sexta-feira à noite, no Casino Estoril.

Rui Costa, de 26 anos, primeiro português a sagrar-se campeão do Mundo de ciclismo, a 29 de setembro, em Florença, Itália, tinha a concorrência do futebolista Cristiano Ronaldo, do tenista João Sousa e dos canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta.

Em 2013, o corredor da Póvoa de Varzim, que vai trocar a Movistar pela Lampre em 2014, venceu também duas etapas na Volta a França e ganhou a Volta à Suíça pelo segundo ano consecutivo.

A votação promovida pela COnfederação do Desporto de Portugal, que compreendeu as escolhas do público, por via eletrónica, e de todos os presentes na gala, elegeu ainda o selecionador de ciclismo, José Poeira, como treinador do ano.

A distinção de promessa do ano foi para canoísta Diana Torres, que enfrentava, entre outros, o jovem futebolista Bruma, enquanto Emanuel Silva e João Ribeiro, campeões da Europa de K2 500, foram eleitos equipa do ano, cabendo a Sara Moreira o galardão de atleta feminina do ano, depois do título europeu de 3.000 metros em pista coberta.

PA // PA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.

Sérgio Conceição: "Podíamos e devíamos ter entrado de outra forma"

O FC Porto regressou ao trilho das vitórias na Liga ao vencer o Desportivo de Chaves, por 3-0, na 32.ª jornada da prova. No rescaldo do encontro decidido por Francisco Conceição, Evanilson e Mehdi Taremi, Sérgio Conceição sublinhou a necessidade de mostrar “grande ambição, empenho e determinação” para complementar a “estratégia e organização” de um grupo de “profissionais” com “mais qualidade individual do que o adversário”. “Temos que aproveitar mais isso, independentemente de já não termos possibilidades no campeonato. Há sempre o representar um clube como o FC Porto e a paixão pelo futebol”, explicou o técnico portista.