Duas câmaras do Alto Minho investem 900 mil euros em 14 quilómetros de ecovias

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 14 nov (Lusa) - Duas câmaras do Alto Minho acabam de lançar a concurso empreitadas para a construção de 14 quilómetros de ecovias, num investimento global que rondará os 900 mil euros.

No caso de Caminha, a ecovia será construída entre as freguesias de Seixas e de Lanhelas, sendo designada como "Caminho do Rio Minho", por se situar junto daquele curso de água internacional.

Este projeto, segundo o concurso público lançado este mês pela autarquia, está orçado em mais de 485 mil euros e prevê a construção de dois troços, num percurso total de 3,7 quilómetros.

Fonte da Câmara de Caminha explicou entretanto que esta intervenção permitirá também requalificar espaços junto ao rio Minho, entre o cais de Seixas e Lanhelas, e foi alvo de uma candidatura a fundos comunitários.

Já em Arcos de Valdevez, o executivo lançou a concurso público, também este mês, a segunda fase da rede de ecovias do concelho, que se soma à construção e adaptação de outros 22 quilómetros, obra adjudicada a 16 de julho por 237 mil euros.

Esta nova empreitada está em concurso público por cerca de 410 mil euros e abrange um novo troço com 10 quilómetros que vai atravessar as freguesias de Vilela, Sá, Cabreiro e Sistelo, completando a rede do concelho.

"Esta obra será na parte alta do rio Vez e, devido às condições do terreno, recorrerá essencialmente a um piso sobre-elevado, motivo pelo qual será mais cara do que a primeira fase, cuja extensão é maior", explicou à Lusa fonte do executivo municipal em Arcos de Valdevez.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.