Policiamento reforçado nos polos universitários do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

A PSP e Federação Académica do Porto (FAP) formalizaram hoje uma parceria que visa criar um conjunto de mecanismos e um policiamento de proximidade que reforce nos estudantes o sentimento de segurança.

"Muitas vezes os dados estatísticos até nos indicam que não há um aumento da criminalidade, mas isso não tem correspondência naquilo que é o sentimento dos estudantes. O que nós precisamos é incentivar os estudantes a relatar todas as situações de que são vítimas" para que PSP possa "monitorizar o fenómeno" e "dar uma resposta mais eficaz ao problema", disse o presidente da FAP.

Segundo Ruben Alves, os furtos a veículos e as abordagens a estudantes com o intuito de lhes furtarem os seus bens pessoais, são os crimes que os estudantes mais denunciam.

"Temos tido alguns relatos de que isso está a acontecer nos vários polos. Decidimos, por isso, estabelecer este tipo de parceria com a PSP e incentivar os estudantes a que comuniquem todas as situações. É importante que os estudantes percebam que não se devem resignar ao facto de terem sido assaltados por acharem que comunicar o caso a Policia não vai resultar em nada", sublinhou.

O policiamento irá assentar em vetores fundamentais, tais como, proximidade e interação com a comunidade académica no desenvolvimento das melhores práticas de segurança junto das instituições de ensino superior do Porto.

Em declarações aos jornalistas, o comandante metropolitano da PSP do Porto, Francisco Bagina, disse que "a criminalidade grave e violenta, como sejam os roubos, diminuíram entre 2012 e 2013, uma média de 20%" e que em relação aos furtos também houve um decréscimo de "cinco ou seis por cento".

"O que não quer dizer que, às vezes, num polo ou noutro não haja uma maior incidência, ainda que seja conjuntural", acrescentou.

De acordo com Francisco Bagina, a PSP do Porto tem cerca de 70 pessoas a trabalhar em exclusivo nos programas especiais escolas.

"O que queremos com este protocolo com a FAP é afinar a comunicação, torná-la mais rápida. Aumentando-se a comunicação, nós sabemos mais do fenómeno e a própria federação e as associações de estudantes passam a conhecer melhor a nossa forma de trabalhar. Será mais fácil detetar e resolver os problemas", acrescentou o comandante distrital da PSP do Porto.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.