Máquinas do Metro do Porto continuam a recusar novas notas de 5, solução sem data

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jun (Lusa) -- As máquinas de títulos para o Andante do Metro do Porto continuam a não aceitar as novas notas de cinco euros, e ainda não há uma data para a resolução do problema, disse hoje à Lusa fonte daquela empresa.

"Continuamos a trabalhar na solução, mas ainda não há uma data prevista para a resolução do problema", disse à Lusa fonte das relações públicas do Metro Porto.

A nova série de notas de euro, denominada "série Europa" e em circulação há mais de um mês, continua a ser rejeitada pelas cerca de 100 máquinas instaladas nas estações de metro do Porto.

Há 15 dias a Lusa noticiava que a empresa de Transportes Intermodais do Porto (TIP), entidade que gere o sistema do Andante, estava a trabalhar numa solução, mas até ao momento ainda não foi possível pôr termo ao problema das notas novas de cinco euros não estarem a ser aceites nas máquinas de vendas de bilhetes Andante.

As alternativas para comprar os bilhetes no Metro no Porto têm passado por recarregar o Andante nas lojas do Metro do Porto, pagar com multibanco ou pagar com notas de valor mais elevado ou com moedas.

A nova série de notas de euro é denominada "série Europa" devido a um retrato de Europa -- uma figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente -- que aparece no holograma e na marca de água das notas.

O Banco de Portugal explica, na sua página da Internet, que a série Europa continuará a proporcionar "excelente proteção contra a contrafação, tornando as notas de euro ainda mais seguras".

O Banco de Portugal emitiu um comunicado a lembrar que "quaisquer equipamentos que aceitem pagamentos com notas têm de ter o software adaptado" ao tipo de notas que irão poder receber.

"A responsabilidade pela atualização de software, de modo a permitir que os equipamentos aceitem a nova nota de cinco euros da série Europa, é dos próprios fornecedores de equipamentos", referia o comunicado do Banco de Portugal, acrescentando que aos fornecedores foi dada a possibilidade de fazerem os necessários testes desde novembro de 2012, em qualquer banco central nacional do Euro sistema.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.