Câmara de Santo Tirso diz que educação é prioridade

| Norte
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 11 nov (Lusa) - A educação é "prioridade" em Santo Tirso neste mandato, disse hoje o presidente da Câmara, Joaquim Couto, numa visita à Escola EB1/JI de Santa Luzia que será alvo de uma intervenção na ordem dos 110 mil euros.

"Seja pública, seja privada, e em todos os graus de ensino, a educação é a prioridade. O nosso Parque Escolar tem sofrido uma evolução francamente positiva ao longo dos últimos 30 anos, o que resulta no presente em termos um Parque Escolar bom ou excelente", disse o presidente da Câmara de Santo Tirso.

Com a visita a esta escola, a EB1/JI de Santa Luzia, na freguesia de Monte Córdova, Joaquim Couto quis "dar um sinal à comunidade de Santo Tirso" de que está "atento" à área da Educação, "não esquecendo os poucos espaços que ainda não têm condições ideais".

"Esta é uma escola que necessita urgentemente de uma intervenção para que fique enquadrada na média do Parque Escolar concelhio. Ao intervir nesta escola, o que queremos é que faça parte desse grupo de excelência ou da média desse grupo de qualidade do concelho", adicionou o autarca.

O estado de degradação, sobretudo no exterior (acesso à escola e espaço de recreio), tem sido alvo de críticas por parte da Junta de Freguesia e da Associação de Pais que consideram o declive existente no pátio "perigoso" sobretudo "em tempos de chuva", altura em que as crianças têm de ficar no interior do edifício mesmo no intervalo por não existirem cobertos.

O projeto da autarquia de Santo Tirso apresentado hoje prevê a alteração de pavimentos, ligação à rede de saneamento, bem como eliminação de condicionamentos no exterior e melhoramentos no interior.

Joaquim Couto avançou que a empreitada custará cerca de 110 mil euros, devendo estar pronta no início do ano letivo 2014/15 para acolher mais de meia centena de alunos a frequentar o 1.º ciclo e o pré-escolar.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.