Matosinhos acolhe "Centro Gis" de resposta às necessidades da população LGBT

| Norte
Porto Canal com Lusa

O "Centro Gis", em memória de Gisberta, a transexual assassinada no Porto em 2006, nasce hoje em Matosinhos fruto de um compromisso com o Estado e pretende ser uma resposta às necessidades da população LGBT do distrito.

Actualizado 23-11-2016 12:50

"Não há nenhum serviço que responda às necessidades destas populações", explicou à Lusa Sofia Neves, presidente da Associação Plano i (APi) para a Igualdade e Inclusão que hoje vai assinar uma carta de compromisso com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a autarquia de Matosinhos com vista à constituição do centro.

O espaço surge da "ausência de resposta na zona do grande Porto" para as necessidades da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans), nomeadamente ao nível social, psicológico e jurídico, assinalou a responsável.

O Centro Gis -- "em memória à mulher transexual Gisberta assassinada no Porto em 2006" -- irá funcionar todos os dias e prestar apoio a uma população que por vezes ainda vive "à margem", razão pela qual serão também desenvolvidas ações de formação, informação e sensibilização com a população envolvente.

O novo centro de atendimento LGBT, que a presidente espera ver de portas abertas em dezembro, será um espaço de atendimento presencial e de desenvolvimento de atividades com as diversas comunidades e irá funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Matosinhos à associação na Rua Brito Capelo.

A assinatura da carta de compromisso decorrerá hoje pelas 17:00 na Câmara Municipal de Matosinhos e contará com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.

Com o funcionamento financiado pelo Estado, o novo espaço um espaço de atendimento LGBT pretende ainda prestar "auxílio a uma população que apresenta condições específicas de vulnerabilidade à violência, à discriminação e à opressão em várias esferas da vida social", indica a autarquia em comunicado.

+ notícias: Norte

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos em Braga

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram naquela cidade esmagados por um muro, em 2014.

Duas pessoas morreram em despiste em estrada do concelho de Torre de Moncorvo

Duas pessoas morreram esta quinta-feira carbonizadas, após despiste de uma viatura ligeira, na Estrada Municipal (EM-623) que liga Cabeça de Mouro a Cabeça a Boa, em Torre Moncorvo, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Douro.

Câmara de Ílhavo constrói Posto Náutico da Barquinha para reforçar ligação à ria

A Câmara de Ílhavo iniciou a construção do Posto Náutico da Barquinha com o objetivo de reforçar a ligação à ria de Aveiro e valorizar o local, na margem do canal de Ílhavo, também conhecido por rio Boco, informou esta sexta-feira a autarquia.