Hospital de Santa Maria, no Porto, celebra 125 anos modernizado com "poupanças"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 06 nov (Lusa) -- O Hospital de Santa Maria, no Porto, abriu em 1888 numa "pequenina casa" e assinala quinta-feira 125 anos num edifício de 15.000 metros quadrados, quatro pisos e mais de cem camas, ainda a ser modernizado com as "poupanças" da instituição.

"Aqui ninguém ganha. Não há acionistas, ninguém ganha dinheiro, nem as irmãs [freiras] recebem por o hospital ser delas. O que o hospital ganha, investe-se no próprio hospital", explicou à Lusa Ludovina Ferraz, da congregação Irmãs Franciscanas Missionarias de Nossa Senhora, desde o início proprietária da unidade de saúde.

"Foram poupanças feitas ao longo de muitos anos. Já se planeava fazer uma grande obra, porque as exigências da procura dos doentes eram muitas e teríamos de dar resposta. Começamos a juntar aos pouquinhos, o hospital fez as economias possíveis ao longo de muitos anos", descreve a também representante do Conselho Superior Provincial (entidade máxima da congregação em Portugal) e do Conselho de Administração no Hospital de Santa Maria.

É assim, "sem distribuição de lucros entre acionistas", que se explicam as grandes obras de modernização lançadas em 2006 e concluídas em 2010, observa.

Com quatro pisos e várias alas e um bloco operatório com seis salas, a unidade de saúde está ainda a reabilitar alguns espaços.

O hospital foi criado em 1888 "para dar resposta a uma necessidade que se sentia na época", porque no Porto "praticamente só existia o Hospital de Santo António", justifica Ludovina Ferraz.

"Decidimos abrir uma casa para acolher os doentes que não tinham lugar no Hospital de Santo António", esclarece a também coordenadora da enfermagem do "Santa Maria".

O hospital começou por ser uma "pequenina casa" e a primeira doente, que lá entrou a 08 de setembro, era uma senhora cujo diagnóstico ficou por conhecer porque "estava em situação terminal" e viria a falecer "dias depois", acrescenta a responsável.

Na quinta-feira, a instituição assinala o 125.º aniversário numa "cerimónia oficial", mas as comemorações iniciaram-se em setembro e prolongam-se até ao fim do ano, porque até lá vão ser oferecidas "125 consultas gratuitas em várias especialidades" e "125 selos comemorativos aos primeiros colecionadores que os solicitarem", refere uma nota de imprensa enviada à Lusa.

Apostando "na humanização da qualidade aos doentes", o "Santa Maria" foi-se remodelando e atualmente é um espaço moderno cuja maior especialidade é a ortopedia.

"Conforme teve procura, foi-se desenvolvendo aos poucos. Hoje temos um grande hospital, temos servido muito na ortopedia. Temos muitos sinistrados, muitos atletas, jogadores, etc. Quando se trata de ossos uma grande maioria é tratado aqui", descreve Ludovina Ferraz.

O futebolista Pepe, internacional português a jogar no Real Madrid, regressou a Portugal no início do ano para realizar uma artroscopia no Hospital de Santa Maria, refere o arquivo de imprensa da instituição na sua página da Internet.

Foi sobretudo a partir do final da II Guerra Mundial, altura em que a instituição renovou as suas instalações e o quadro clínico, que "as companhias de seguros passaram a utilizar o espaço para tratar os seus sinistrados".

Também o desenvolvimento nas áreas da Obstetrícia e da Cirurgia Geral permitiram "criar a verdadeira escola que se tem prolongado no tempo até à atualidade".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.