Festival de cinema Porto/Post/Doc vai às escolas com nova secção "Mini"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 out (Lusa) -- O festival de cinema Porto/Post/Doc vai contar com focos dedicados ao Sensory Ethnographic Lab (S.E.L.) e a Eryk Rocha, segundo o diretor, que anunciou a criação de uma secção "Mini" para o público mais jovem, incluindo as escolas.

"A novidade do festival é um desejo que nos acompanha desde a primeira edição, que é alargar o programa para os mais jovens a uma secção autónoma, que tem várias valências, desde a exibição de filmes à organização de oficinas, a aulas de cinema e aqui há uma inovação: é que o festival sai do seu lugar habitual da Baixa do Porto e vai às escolas do Grande Porto", afirmou à Lusa o diretor do Porto/Post/Doc, Dario Oliveira, acrescentando que vão deslocar-se a escolas de todos os ciclos de ensino.

De acordo com o responsável do evento que vai decorrer entre 26 de novembro e 04 de dezembro entre o Teatro Municipal Rivoli, o Passos Manuel e o Maus Hábitos, algo que interessa cada vez mais à direção do festival é "devolver o prazer de ver cinema no lugar certo, que não é um ecrã de computador, não é um iPad nem é a televisão, é o ecrã de uma sala de cinema".

"Estamos a desenvolver esta série de atividades para um público alargado porque temos a convicção de que um festival deve ser isto também, investir nos mais novos e voltar à magia da sala de cinema, mas isso só se faz com um trabalho continuado que provavelmente não se vai esgotar em poucos anos, mas sim em muitos e continuaremos a fazê-lo nos próximos anos", disse Dario Oliveira.

A secção competitiva vai contar com 13 filmes, três dos quais portugueses, havendo também a secção Transmission (em parceria com a promotora e editora Lovers & Lollypops, que programa quatro concertos) e a "habitual rubrica de reflexão e discussão do cinema atual" que é o Fórum do Real.

Em comunicado enviado na terça-feira, o Porto/Post/Doc sublinhou que "o S.E.L. é um laboratório experimental de cinema da Universidade de Harvard (EUA) e constitui-se atualmente como um dos lugares mais vibrantes e criativos do cinema contemporâneo", enquanto Eryk Rocha, "filho do realizador Glauber Rocha, também estará no festival para apresentar uma retrospetiva dos seus documentários".

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

PCP reclama pagamento integral de todos os impostos pela venda de seis barragens

O PCP de Bragança reclamou esta sexta-feira a necessidade da intervenção da Autoridades Tributárias (AT), e outras entidades públicas, para que as partes envolvidas na venda das seis barragens transmontanas sejam obrigadas ao pagamento dos impostos em falta resultantes desta transação.

Maia desenvolve "programa pioneiro" de literacia mediática nas escolas

A câmara da Maia desenvolveu um “programa pioneiro” de literacia mediática e jornalismo nas escolas para “combater a desinformação” de “forma coerente e progressiva”, desafiando outras autarquias a “juntarem-se à causa”, explicou esta sexta-feira à Lusa o responsável pelo projeto.

Prisão preventiva para suspeito de abusar sexualmente da filha em Terras de Bouro

O Tribunal de Braga aplicou esta sexta-feira prisão preventiva a um homem de 35 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual em Terras de Bouro, sendo a vítima a sua filha, com menos de 10 anos, disse fonte policial.