Propostas dos parceiros serão consideradas se respeitarem "grandes equilíbrios" - Vieira da Silva

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 out (Lusa) - O Governo manifestou hoje abertura para discutir com os parceiros sociais propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 (OE217), desde que estas respeitem "os grandes equilíbrios" do Orçamento.

"Aquilo que foi a posição do Governo foi uma posição de abertura para estudar todas as propostas que venham a surgir dos parceiros sociais", disse o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, no final de uma reunião em sede de concertação social para apresentação do OE2017.

Embora Vieira da Silva tenha frisado que a reunião foi pautada por "uma troca intensa e positiva de opiniões", patrões e sindicatos apresentaram várias críticas ao documento do executivo e exigem alterações, nomeadamente, em matérias referentes a impostos e ao mercado de trabalho.

O ministro do Trabalho assinalou que o OE2017 está agora nas mãos da Assembleia da República e que "qualquer alteração que vier a ser feita será feita no quadro do debate parlamentar".

"Mas a posição do Governo é simples: desde que sejam respeitados os grandes equilíbrios do OE2017, e que têm a ver com os nossos compromissos internos, como a reposição de rendimento, a eliminação de alguns impostos, e os nossos compromissos externos do ponto de vista da salvaguarda da nossa posição da defesa das condições de financiamento da economia portuguesa, desde que esses equilíbrios sejam assegurados", poderá ser "construtiva uma procura de soluções mais consensuais entre os parceiros sociais", frisou o governante.

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mensagem de Ano Novo: Marcelo pede mais saúde, habitação, justiça, tolerância e concordância

O Presidente da República manifestou o desejo de que 2026 seja um ano com mais saúde, educação, habitação, justiça, tolerância e concordância em Portugal, com ainda mais emprego e menos pobreza.

Mensagem de Ano Novo: PSD realça relação de Marcelo com portugueses e CDS elogia “farol de responsabilidade”

PSD e CDS saudaram a mensagem de Ano Novo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiando a sua relação com os portugueses e os alertas que deixou sobre o futuro.

Mensagem de Ano Novo: Esquerda preocupada com saúde e habitação pede "mudança de rumo"

Os partidos de esquerda manifestaram-se preocupados com a "degradação dos serviços públicos", nomeadamente no acesso à saúde e com a crise da habitação, e pediram uma "mudança de rumo" para o país.