Cerca de 40 alunos abandonaram Escola Portuguesa de Moçambique desde Setembro

| País
Porto Canal / Agências

Maputo, 06 set (Lusa) - Cerca de 40 alunos abandonaram a Escola Portuguesa de Moçambique (EPM), em Maputo, desde que, em setembro, começou o atual letivo, disse à Lusa a diretora do estabelecimento de ensino.

De acordo com Dina Trigo de Meira, a maioria dos alunos que desistiram terá regressado a Portugal, mas não descartou a possibilidade de ter havido transferências para outros estabelecimentos da capital ou do país.

A EPM tem cerca de 1600 alunos, de 14 nacionalidades, do pré-escolar ao 12.º ano.

Em Moçambique residem mais de 20 mil portugueses, que têm manifestado preocupações face à onda de raptos que assola a capital, e outras cidades, como a Beira, e também perante o espetro do regresso à guerra, com o recente eclodir de confrontos armados entre o exército e a Renamo, principal partido da oposição, no centro do país.

Na terça-feira uma cidadã portuguesa foi raptada nos arredores de Maputo, encontrando-se ainda em situação de cativeiro.

Igualmente sequestrados pelo crime organizado encontram-se dois portugueses raptados há mais de uma semana, cuja condição foi revelada na terça-feira pelo cônsul geral de Portugal em Moçambique, Gonçalo Teles Gomes.

"O sentimento é de desespero, angústia e tristeza, porque isto nunca acaba", disse à Lusa, na terça-feira, Horácio Feliciano, presidente da Associação dos Portugueses de Moçambique, lamentando o facto de as autoridades não conseguirem estancar um crime que assola as cidades moçambicanas há dois anos.

LAS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

ASAE apreende 450 litros de azeite falsificado comercializado nas redes sociais

Quatrocentos e cinquenta litros de azeite falsificado, que era comercializado através das redes sociais, foi apreendido na segunda-feira, perto da cidade de Lisboa, informou esta terça-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Localização do novo aeroporto poderá ser revelada esta terça-feira

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, faz esta terça-feira uma declaração ao país às 20h00, na residência oficial em São Bento, após o Conselho de Ministros, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.

É oficial. Novo aeroporto de Lisboa vai ser em Alcochete e já tem nome

O Governo aprovou esta terça-feira a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.