Câmara da Trofa paga dívidas de 14 ME a fornecedores e entidades

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 05 nov (Lusa) -- A Câmara de Trofa anunciou hoje um Plano de Reequilíbrio Financeiro para pagar dívidas a fornecedores e entidades de cerca de 14 milhões de euros, garantindo o novo presidente, Sérgio Humberto, o empenho em "honrar os compromissos" da autarquia.

Em declarações à agência Lusa no final da sessão pública de pagamento de dívidas de cerca de 14 milhões de euros, Sérgio Humberto explicou que "uma das primeiras iniciativas públicas deste executivo é virar de página e a câmara poder honrar os seus compromissos para com as entidades com que colabora e com os seus fornecedores".

"Com este Plano de Reequilíbrio Financeiro estamos a falar de pagar dívidas a aproximadamente 50 fornecedores e entidades", disse.

De acordo com o presidente da autarquia -- que em setembro reconquistou a câmara para o PSD à socialista Joana Lima -- este plano foi conseguido "através de uma linha de crédito com uma entidade bancária, para proceder a pagamentos a fornecedores e empréstimos que a autarquia tinha a curto e médio prazo".

"São pessoas que já deviam ter recebido esse dinheiro há bastante tempo e nós, mal tivemos oportunidade de fazer chegar este dinheiro a estas entidades e a estes fornecedores, nós fizemo-lo", explicou.

Sérgio Humberto explicou ainda que uma boa parte foi para pagar 'factoring' [mecanismo financeiro que consiste na tomada de créditos, a curto prazo, por uma instituição financeira que os fornecedores de bens ou serviços constituem sobre os seus clientes] que a câmara municipal tinha com outras entidades bancárias.

"Tínhamos a consciência de que a situação era difícil. Nós estamos a elaborar um estudo minucioso de qual a dívida efetiva do município da Trofa", disse.

O presidente da Câmara da Trofa adiantou ainda que será apresentado "num futuro próximo um corte nas atividades supérfluas" da autarquia porque o novo executivo quer "utilizar bem o dinheiro público".

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem em estado grave após despiste junto à Praia da Barra, em Ílhavo

Um jovem ficou em estado grave depois do despiste de um automóvel em Ílhavo, no nó de saída da A25, junto à praia da Barra.

Troca o Porto por Caminha para coworking com vista para o mar de Moledo

Trabalham 'online' em Moledo, uma aldeia minhota junto à praia onde continuam "abertos ao mundo", no 'coworking' idealizado por Lara Fernandes para partilhar "dificuldades e soluções", até para momentos de bloqueio - às vezes basta "ir ver o mar".

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.