ARS-Norte admite instalar unidade de saúde do Porto em contentores

| Norte
Porto Canal

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) admitiu hoje a possibilidade de instalar a Unidade de Saúde de Azevedo-Campanhã em contentores, afirmou o presidente da comissão de utentes daquele centro do Porto.

Olindo Teixeira, presidente da comissão de utentes da Unidade de Saúde de Azevedo-Campanhã, que esteve esta manhã reunido com o vice-presidente do conselho diretivo da ARS-N Rui Cernadas, disse aos jornalistas que a possibilidade de instalar a unidade em contentores é uma solução que está ainda a ser estudada.

A ARS-N "está à espera do resultado da vistoria" que técnicos da Câmara do Porto e da própria administração regional de saúde fizeram na tarde de segunda-feira ao edifício da unidade de saúde, mas "há essa possibilidade de fazer a montagem de contentores" num terreno da autarquia, junto ao pavilhão do Lagarteiro, para que ali funcione o posto.

"[A ARS] admitiu essa possibilidade, que não é fácil, porque os contentores estão em Gaia", acrescentou Olindo Teixeira, reafirmando que na Unidade de Saúde de Azevedo-Campanhã são atendidas cerca de 12 mil pessoas.

Esta manhã, um pequeno grupo de utentes da unidade de Azevedo-Campanhã esteve à porta da ARS-N a protestar contra o encerramento temporário daquele posto.

Na sexta-feira, os utentes foram "surpreendidos" com um aviso na porta da unidade que dava conta do seu encerramento já na segunda-feira.

A ARS-N esclareceu na sexta-feira que o fecho da Unidade de Saúde de Azevedo é temporário e foi determinado pela "manifesta falta de segurança do edifício".

Os utentes exigem que o Ministério da Saúde e a Câmara do Porto "tomem diligências imediatas para que o centro de saúde de Azevedo retome a sua atividade, na sua localização atual ou noutro local que se avalie como adequado".

Olindo Teixeira disse também que o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, já garantiu que a Câmara do Porto disponibiliza um terreno junto ao pavilhão do Lagarteiro para a colocação de contentores.

O responsável referiu ainda que os proprietários do edifício onde funciona a unidade de saúde já se disponibilizaram a "ceder verbas para ajudar a pagar as obras" de reabilitação que seja necessário efetuar.

José António Silva, utente da unidade e que esteve também presente na reunião desta manhã, referiu aos jornalistas que "a ARS-N tem uma verba de 120 mil euros" para as obras.

Certo é que os utentes prometem "levar esta luta até ao fim" para que "o centro de Azevedo esteja ao serviço das populações", concluiu Olindo Teixeira.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar a ARS-N.

Fonte da autarquia referiu esta manhã que são ainda desconhecidas conclusões da vistoria técnica efetuada na segunda-feira ao edifício daquela unidade local de saúde.

A posição da Câmara do Porto quanto ao encerramento temporário do centro de saúde deverá ser hoje conhecida, de acordo com afirmações proferidas no sábado pelo vereador da Habitação e Coesão Social da autarquia, Manuel Pizarro.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.