Câmara do Porto aprova intervir junto do Governo devido a bairros do Estado

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 mai (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje por unanimidade manifestar ao Governo "preocupação com o estado de degradação" dos bairros do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), tutelados pelo ministério de Assunção Cristas, revelou o vereador da CDU.

O comunista foi o autor da recomendação a que todo o executivo deu luz verde em reunião privada e espera agora que sejam feitas diligências junto do IHRU e da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território para a realização de obras nos prédios e o "respeito dos compromissos assumidos com os moradores".

A proposta de Pedro Carvalho referia-se em concreto ao bairro de S. Tomé, um dos oito conjuntos habitacionais do IHRU no Porto, onde "mais de 15% dos moradores compraram a sua habitação com a promessa de realização de obras exteriores".

"O edificado do bairro encontra-se bastante degradado e a necessitar de requalificação urgente, a que acresce um conjunto de lojas e arrecadações devolutas, sem nunca ter tido uma intervenção de requalificação por parte do IHRU há mais de 30 anos, apesar de prometida aos moradores", escreve-se no documento.

Pedro Carvalho nota ainda que "os moradores foram confrontados com a instituição de condomínios, o que para além de encargos adicionais levanta a possibilidade dos moradores proprietários pagarem a requalificação, ao contrário dos compromissos assumidos pelo IHRU no ato de venda".

O documento solicita também a intervenção da Câmara junto do IHRU devido ao anunciado "aumento das rendas" no parque de habitação social do Estado, "composto por 136 bairros e mais de 12.500 fogos a nível nacional", entre os quais se encontram os 1.362 fogos onde vivem 3.000 portuenses.

Ao efetuar "um aumento das rendas na ordem dos 150%, passando as rendas de uma média de 27,5 para 67 euros mensais num espaço de dois anos, prevê-se que o IHRU venha a arrecadar mais seis milhões de euros", alertou Pedro Carvalho.

A 09 de maio de 2012, o atual presidente do IHRU, Vítor Reis, garantiu não pretender transferir os bairros daquela entidade para a Câmara do Porto e adiantou que em junho começariam as obras em três dos oito bairros (Pereiró, Ramalde, Ramalde do Meio, Leonardo Coimbra, Novo de Paranhos e Viso, S. Tomé e Contumil).

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.