Quercus pede à população de Ovar para estar atenta às vespas asiáticas

Quercus pede à população de Ovar para estar atenta às vespas asiáticas
quercus
| Norte
Porto Canal (SYM)

A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) e a Associação Amigos do Cáster alertaram, nesta quarta-feira, a população de Ovar para que esteja atenta às vespas asiáticas. E apelou a que a população avise as entidades competentes mas pediu aos populares para não destruírem os ninhos.

Os populares de Ovar acharam recentemente um ninho de vespas asiáticas, que se encontrava “no alto de um cedro, numa casa devoluta localizada junto ao Hotel Meia-Lua”. Este ninho “foi destruído pela Câmara Municipal de Ovar na passada segunda feira”, diz a Quercus através de um comunicado.

A Quercus e a Associação Amigos do Cáster de Ovar avisam que a população desta zona do país “deve estar vigilante”.

Segundo o comunicado, o município informou que este ano já foram destruídos 20 ninhos. Neste sentido a Quercus avança que é “importante a vigilância da população para este problema dadas as possíveis consequências na segurança pública e certas as repercussões no ambiente, na produção de mel e na produção agrícola”.

A Quercus e a Associaçao Amigos do Cáster avisam que caso seja detetado um ninho ou “exemplares de Vespa Asiática vespa velutina nigrithorax deverá ser comunicada para uma das seguintes instâncias: o portal www.sosvespa.pt, a linha SOS AMBIENTE (808 200 520), a Câmara Municipal de Ovar ou a Junta de Freguesia mais próxima do local”.

Apelam ainda para que a população não destrua os “ninhos de vespa crabro, espécie tradicional desta região, que compete com a vespa asiática dificultando a sua disseminação”. E acrescenta que “a responsabilidade de destruir ninhos de vespas cabe exclusivamente à Câmara Municipal de Ovar e à Protecção Civil”.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.