Escolas secundárias de Cabo Verde com mandarim como língua opcional a partir de 2017/18

| País
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 11 out (Lusa) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje, em Macau, que as escolas secundárias vão passar a oferecer o mandarim como língua opcional a partir do ano letivo 2017/18.

"Iremos introduzir a partir do ano letivo 2017/18 o mandarim durante quatro anos de ensino no secundário", disse, no discurso que proferiu na abertura da V Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre os Países de Língua Portuguesa -- conhecido como Fórum Macau.

O anúncio surgiu no contexto das ambições de Cabo Verde, que deseja nomeadamente "estar no 'top 50' em termos de 'Higher Education and Training'" nos próximos dez anos, o que inclui o domínio de línguas.

José Ulisses Correia e Silva figura como um dos primeiros-ministros (além do da China, Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau) que a V Conferência Ministerial do Fórum -- que termina na quarta-feira -- fez convergir em Macau, constituindo a de "mais alto nível" de sempre.

Já Angola, Brasil e Timor-Leste estão representados por ministros.

A V Conferência Ministerial do Fórum Macau arrancou hoje tendo por base a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", com o foco apontado ao desenvolvimento, "de modo a promover as relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa".

"Uma Faixa, uma Rota" é a versão simplificada de "Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI", o projeto de investimento impulsionado pela China para reforçar a sua posição como centro comercial e financeiro da Ásia.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003.

No mesmo ano, criou o Fórum Macau, que tem um Secretariado Permanente e reúne ao nível ministerial de três em três anos.

São Tomé e Príncipe está excluído por manter relações diplomáticas com Taiwan.

DM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Português morre em colisão rodoviária na Suíça

Um homem de 62 anos com nacionalidade portuguesa morreu, este sábado, em St-Gingolph, na Suíça, na sequência de uma colisão entre o motociclio que conduzia e o veículo ligeiro que seguia à sua frente, escreve o jornal suíço 24 Heures.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.