Autárquicas: professor José Maria Cardoso é aposta do BE em Barcelos

| Política
Porto Canal / Agências

Barcelos, 02 jun (Lusa) -- O professor e dirigente sindical José Maria Cardoso, de 52 anos, é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Barcelos, foi hoje anunciado publicamente.

Licenciado em Geografia com pós-graduação em Sociologia Portuguesa Contemporânea, José Maria Cardoso é membro do BE desde a fundação desta força partidária.

Nas legislativas de 2005, foi o primeiro candidato da lista do BE no distrito de Braga, tendo também já encabeçado listas à Câmara e à Assembleia municipais de Barcelos, concelho onde é deputado municipal desde 2003.

É dirigente do Sindicato dos Professores do Norte.

Para as autárquicas deste ano em Barcelos, José Maria Cardoso escolheu como mote "...e se o BE estivesse na Câmara?!"

O objetivo do BE é eleger vereadores para uma Câmara que, neste momento, é composta por seis elementos do PS e cinco eleitos pelo PSD.

A Câmara de Barcelos é liderada por Miguel Costa Gomes, independente eleito pelo PS, que já anunciou a sua recandidatura.

Na corrida está também a coligação PSD/CDS/PPM, encabeçada pelo líder da Concelhia social-democrata, Domingos Araújo.

A CDU repetirá a aposta em Mário Figueiredo, enquanto Manuel Marinho é o rosto da candidatura do Movimento Independente por Barcelos.

Manuel Marinho já foi vice-presidente da Câmara de Barcelos, quando esta era liderada pelo PSD.

Nas Autárquicas de 2009, foi segundo na lista do PSD, mas este partido perdeu a Câmara e pouco depois Manuel Marinho desfiliou-se, passando a assumir-se como vereador independente.

VCP// GC.

Lusa/fim

+ notícias: Política

Marcelo Rebelo de Sousa faz hoje a sua última mensagem de Ano Novo

Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer esta quinta-feira a sua última mensagem de Ano Novo enquanto Presidente da República, que prometeu que será mais curta devido à proximidade das eleições presidenciais de 18 de janeiro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".