Exportação de algas cresce 326% e faz parte do “Mar de Oportunidades”

Exportação de algas cresce 326% e faz parte do “Mar de Oportunidades”
| Norte
Porto Canal (SYM)

Um “Mar de Oportunidades” e a economia do mar vão ser discutidos, no dia 13 de outubro, no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos. Um dos temas de destaque da conferência vai ser a exportação das algas que em Portugal que cresceu 326% no ano transato. Serão ainda abordadas as potencialidades e os cuidados a ter nesta indústria.

A exportação de algas registou um aumento 326% em Portugal em 2015. Segundo os dados divulgados ao Jornal de Notícias pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano de 2014 foram vendidas aos países estrangeiros 235 toneladas e no ano anterior registaram-se mil toneladas de algas comercializadas.

Em 2014, a exportação de algas provenientes de Portugal permitiu uma faturação de 908 mil euros e, em 2015, os valores cresceram exponencialmente para 2,35 milhões de euros.

As importações de algas em Portugal diminuíram 70%, descendo as vendas das 222 toneladas, em 2014, para 69 toneladas, no ano passado.

A conferência “Mar de Oportunidades”, que no dia 13 de outubro decorre no Terminal de Cruzeiros, vai discutir este crescimento e inseri-lo na temática da economia do mar.

O “Mar de Oportunidades” levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos vai refletir sobre a necessidade do setor das algas atingir todo o potencial, sem, no entanto, prejudicar o ecossistema.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.