Duas barras encerradas e três condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 nov (Lusa) -- As barras marítimas Viana do Castelo e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha informa também que a barra marítima de Vila do Conde está concionada a uma altura de maré superior a 2 metros, podendo ser praticada por embarcações com calado inferior a 2 metros.

Também as barras da Figueira da Foz e de Aveiro estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 11 e 15 metros, respetivamente.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

O IPMA colocou hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 4 e 4,5 metros.

O aviso amarelo, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", vai estar em vigor nos seis distritos entre as 07:00 e as 20:59 de hoje.

O IPMA prevê para hoje na região norte do continente céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral até meio da tarde e vento moderado do quadrante oeste, tornando-se em geral fraco no fim do dia e soprando moderado a forte nas terras altas.

No centro e sul, espera-se céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã, períodos de chuva no litoral a norte do cabo Mondego, estendendo-se gradualmente à restante região centro e, para o início da tarde, ao Alto Alentejo, onde será fraca.

O vento vai soprar em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado e sendo moderado a forte nas terras altas da região centro e pequena descida de temperatura na região sul.

Para a Madeira, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, aguaceiros, vento moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas e sendo fraco nas vertentes sul da ilha e pequena subida de temperatura.

O IPMA prevê para os Açores, períodos de céu muito nublado com boas abertas, vento oeste bonançoso, rodando para sudoeste durante a tarde e tornando-se moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Leiria, Braga, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 19 graus Celsius, no Funchal 23, em Faro 21, no Porto e Coimbra 17, na Guarda 12, Évora e Beja 18 e Castelo Branco e Bragança 16.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.