Família reclama indemnização por morte de doente que caiu de cama de hospital

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 01 nov (Lusa) - A família de um idoso que veio a morrer depois da queda de uma cama num hospital privado em Aveiro, decidiu processar a unidade hospitalar, exigindo uma indemnização de mais de 100 mil euros.

O caso remonta a outubro de 2011, quando o homem, de 84 anos, caiu de uma cama na Cliria, uma unidade do Grupo Espírito Santo Saúde, onde se encontrava a receber tratamento médico, após ter sofrido um acidente de viação.

No processo, que começou a ser julgado no mês passado, no Juízo de Grande Instância Cível de Aveiro, os familiares do idoso dizem que na referida queda o doente sofreu um "traumatismo craniano e fratura do colo do fémur".

Estas lesões, assim como a pneumonia que, entretanto, o doente contraiu, só terão sido diagnosticadas dias mais tarde nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde foi então transferido.

Segundo a família do idoso, após a queda, o seu estado clínico "piorou muito", vindo a falecer a 18 de novembro de 2011 de "anemia e coagulação intravascular disseminada".

Os familiares dizem que a morte do idoso "ficou a dever-se aos "procedimentos negligentes e imperitos dos médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar incumbidos de cuidarem do doente na clinica da ré", justificando que "não tomaram as medidas necessárias a evitarem a sua queda da cama e não procederam à adequada avaliação das suas consequências".

O hospital privado, por seu lado, rejeita quaisquer responsabilidades na morte do idoso, justificando que o tratamento "foi adequado segundo as 'leges artis' e em momento algum foi negligenciado pela ré ou pelos seus profissionais".

"Nenhuma evidência existe de que a sua morte 49 dias depois tenha sido causada por aquela queda", afirma a Cliria.

O hospital refere ainda que a atuação dos profissionais após a queda do doente "foi pronta e eficaz, tendo sido chamado o médico-cirurgião que o observou e suturou a ferida no sobreolho", adiantando que "nos dias seguintes à queda o doente nunca apresentou dores".

"Nenhum dos danos invocados são consequência direta e necessária da atuação ou omissão da ré ou dos seus profissionais. Sê-lo-ão quando muito atribuídos ao risco que é próprio e inerente à situação clínica e idade do doente e impossível de controlar e evitar em toda a sua extensão", conclui a Cliria.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.