Burlão detido pela GNR de Viana do Castelo fica em prisão preventiva

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 01 nov (Lusa) - O Tribunal de Viana do Castelo colocou hoje em prisão preventiva o homem suspeito de 35 crimes de burla em todo o país realizadas com um esquema que envolvia o arrendamento de habitações para férias.

Segundo fonte ligada ao processo, o homem, detido pela GNR de Viana do Castelo, foi presente hoje a primeiro interrogatório judicial, tendo o tribunal decidido colocá-lo em prisão preventiva, pelo que foi levado para o Estabelecimento Prisional Regional de Braga.

A detenção do homem foi concretizada pelas 20:30 de quarta-feira, na ponte da A28 em Leixões, Matosinhos, estando este indiciado da prática de crimes de furto, burla e falsificação de documento.

A investigação estava em curso em Viana do Castelo, região em que terá cometido nas últimas semanas pelo menos três crimes de burla.

Na altura da detenção, o homem foi apanhado a conduzir uma viatura furtada na região do Porto no mês de agosto e tinha na sua posse, igualmente, diversos objetos sobre os quais não conseguiu explicar a origem.

"Apurou-se posteriormente que haviam sido furtados, na tarde desse mesmo dia, de uma residência sita em Belinho, Esposende", explicou a GNR.

O individuo terá consumado 35 crimes de burla em concelhos como Montemor-o-Novo, Castelo Branco, Leiria, Pombal, Abrantes, Rio Maior, Santa Maria da Feira, Porto, Povoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Contudo, sublinha a GNR, outras localidades e crimes podem estar ainda por confirmar.

A estratégia, acrescenta aquela força policial, era sempre idêntica e passava pela consulta de um sítio da internet para efetuar o arrendamento de habitações para férias.

"Utilizando sempre uma história de cobertura bem delineada, fazia-se passar por mandatário de um famoso advogado de Lisboa, pagando o correspondente arrendamento, sempre com cheques furtados, e consumava, 'à posteriori', o furto do recheio das casas de férias arrendadas", explicou a fonte.

O material furtado era depois colocado à venda na feira da Vandoma, no Porto.

Além do veículo furtado, a GNR recuperou cheques das vítimas, televisores, eletrodomésticos, amplificadores e aparelhagens de som, computadores portáteis, bicicletas, faqueiros em prata, quadros e móveis, entre outros objetos.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.