EDP avança com cortes de ligações clandestinas num segundo bairro do Porto

EDP avança com cortes de ligações clandestinas num segundo bairro do Porto
| Norte
Porto Canal

A EDP Distribuição cortou hoje ligações clandestinas de energia no bairro de Contumil, Porto, depois de idêntica operação realizada na quinta-feira no bairro do Lagarteiro, da mesma cidade, anunciou hoje a empresa.

A intervenção de hoje em Contumil, à semelhança da do Lagarteiro, desenvolvendo-se sob vigilância policial, constatou a agência Lusa, que não detetou quaisquer incidentes.

Das pessoas a quem a EDP cortou a energia e que a Lusa ouviu, nenhuma reconheceu ligações clandestinas à rede, apenas dívidas antigas à empresa fornecedora de eletricidade, decorrentes da degradação do seu poder de compra.

“É um desespero. Não sei como pagar a dívida. Não sei o que fazer da vida. Tenho os meus netos a meu cargo, quero fazer-lhes o almoço e não sei como hei de fazer. Não tenho como comprar, não tenho dinheiro, querem desgraçar-me a vida”, disse Maria Alice, 51 anos, uma das afetadas pelos cortes de energia.

António rocha, 67 anos, referiu: “Vivo da minha pensão e da da minha mulher, que são uma miséria, somos os dois doentes e hoje vêm-nos fazer isto. Bem expliquei a nossa situação, mas eles não quiseram saber”.

Mais compreensivo com a atuação da EDP revelou-se João Tomé, 48 anos. O morador disse que também lhe cortaram a energia, mas repuseram de imediato o fornecimento.

“Provei que tinha contrato”, justificou.

Na suja perspetiva, dos cortes de energia deveriam ser excluídos, os que, comprovadamente, revelam insuficiência económica para pagar as contas. Mas só a esses.

“Existe muita gente que merece o corte de energia. Existe muita gente que não paga a luz, água e afins mas em casa tem plasmas, telemóveis topo de gama e outros aparelhos caros”, disse, manifestando também concordância com a vigilância policial à operação porque – disse – “nunca se sabe o que vai encontrar aqui”.

Contactado pela Lusa a propósito destes cortes de energia, o socialista Manuel Pizarro, vereador da Habitação e Coesão Social, afirmou: “Não tenho nada a dizer, não sou relações públicas da EDP”.

Em resposta escrita a pedidos de esclarecimentos da Lusa, a EDP Distribuição referiu que a ação de quinta-feira, no bairro do Lagarteiro, e de hoje, no bairro de Contumil, no Porto, tiveram "apenas e só a finalidade de efetuar o corte de ligações fraudulentas e por isso indevidas”.

A empresa observa que nos últimos anos tem “verificado uma tendência de crescimento das fraudes, devido sobretudo ao aumento do número de ligações diretas à rede e manipulação de equipamentos de medição (contadores) de modo a impedir que a energia consumida seja medida na totalidade pelo operador de rede”.

Já na quinta-feira, a empresa fez saber que nos últimos anos “tem verificado uma tendência de crescimento das fraudes” e que para fazer face a este aumento, tem “vindo a reforçar as ações de combate à fraude e a mobilizar cada vez mais meios, criando equipas dedicadas atentas aos processos de controlo de sistemas e atividades de suporte”.

Os moradores do bairro do Lagarteiro, no Porto, declararam-se “revoltados e tristes” com o “aparato policial” que na quinta-feira envolveu o corte no fornecimento de eletricidade nos 13 blocos do complexo habitacional.

“Nós não somos nenhuns marginais nem delinquentes”, afirmou Fernanda Gomes, presidente da Associação de Moradores do Lagarteiro segundo a qual elementos da EDP foram acompanhados ao bairro por várias carrinhas de intervenção policial, criando uma situação “pior do que uma rusga”.

A moradora contou ainda que os cortes de eletricidade foram feitos nos 13 blocos do bairro, sem conseguir especificar o número de habitações afetadas.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.