Tribunal suspende funções de diretora e três funcionários do Centro Juvenil de Campanhã

Tribunal suspende funções de diretora e três funcionários do Centro Juvenil de Campanhã
| Norte
Porto Canal

O Tribunal Judicial de Vila do Conde determinou hoje a suspensão de funções da diretora pedagógica e de três funcionários do polo daquele concelho do Centro Juvenil de Campanhã, que considerou "fortemente indiciados" de crimes de maus-tratos a utentes.

Segundo um advogado do processo, os arguidos ficam proibidos de contactarem com a instituição e com os utentes. Ficam ainda submetidos a termo de identidade e residência.

Os arguidos, que estão "fortemente indiciados" de maus-tratos a utentes, num total de 24 crimes, foram detidos na terça-feira pela GNR, após uma investigação desencadeada por denúncias de antigos funcionários e alunos.

As denúncias reportam-se a bofetadas, pontapés e agressões com toalhas molhadas e a castigos como arrancar ervas de joelhos.

Filipe Conceição, que foi aluno daquele Centro Juvenil durante 20 anos, disse mesmo, à porta do tribunal, que chegou a ser agredido com um ferro, que lhe deixou uma marca na barriga.

"Aleluia, que finalmente parece que se está a fazer justiça", referiu, sublinhando que deveriam ser "muitos mais" os detidos por maus-tratos.

A Lusa contactou a direção do centro, que se escusou a qualquer comentário.

O Instituto da Segurança Social também não se quis pronunciar, por o processo estar sob investigação judiciária.

O Centro Juvenil de Campanhã, com sede no Porto, tem cerca de 200 alunos e acolhe crianças e jovens em risco, do sexo masculino.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.