Ampliação de pedreira em Penafiel gerará 900.000 toneladas de granito por ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 31 out (Lusa) - O projeto de ampliação da pedreira do Baldio, em Penafiel, que se encontra em fase de avaliação ambiental, estima que a produção de granito seja de 900.000 toneladas por ano.

No estudo de impacte ambiental, que pode ser consultado até 29 de novembro, a empresa promotora, Secil Britas, prevê que haja reservas para uma exploração contínua ao longo de 54 anos.

O projeto em avaliação, segundo o resumo consultado pela Lusa, prevê a ampliação da pedreira, maioritariamente localizada em Rio de Moinhos, dos atuais 38 hectares, para 66,5 hectares, o que traduz reservas de cerca de 48,5 milhões de toneladas de granito vendável

A empresa pretende alargar a sua atual área, passando a afetar outra contígua, com cerca de 16 hectares, e fundir com a atual pedreira de Solheira, adquirida a um empresário local, com 10,3 hectares.

O conjunto do projeto de ampliação afetará território de Rio de Moinhos, Cabeça Santa e Boelhe, três freguesias situadas a cerca de 10 quilómetros da cidade de Penafiel.

O resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental pode ser consultado nas juntas de freguesias, anunciou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente.

O estudo completo, que inclui o resumo não técnico, pode também pode ser observado na Agência Portuguesa do Ambiente, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e na Câmara Municipal de Penafiel.

A avaliação de impacte ambiental, que precede o licenciamento, ocorre quando determinados projetos, "pela sua natureza, dimensão ou localização, sejam suscetíveis de provocar efeitos significativos no ambiente.

A fase de consulta destina-se a proporcionar a participação das entidades e cidadãos interessados, sendo apreciadas pelas entidades competentes as exposições apresentadas por escrito, desde que relacionadas especificamente com o projeto.

A Declaração de Impacte Ambiental deverá ser emitida até 18 de fevereiro de 2014.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.