Hospitais já avançaram com proibição de fumar à porta

Hospitais já avançaram com proibição de fumar à porta
| País
Porto Canal (MYT)

Os hospitais já começaram a proibir os cidadãos de fumar na porta principal dos edifícios, como é o caso do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. No Reino Unido, Espanha e Dinamarca, a proibição já consta na lei.

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foi o primeiro a implementar esta proibição relativa ao tabaco. A dez metros da porta principal encontra-se uma linha vermelha a partir da qual não é permitido fumar. Este limite vem acompanhado pela frase “Proibido fumar a partir desta linha”. Prevê-se que este método poderá vir a ser aplicado em outras unidades de saúde do país, para manter as entradas livre de fumo.

Como foi adiantado há poucos dias atrás, o Governo tem uma proposta de alteração da lei do tabaco relativamente à proibição de fumar junto à porta de estabelecimentos destinados a menores, de ensino e de saúde, que iguala as restrições dos cigarros electrónicos à dos cigarros tradicionais.

“Há hospitais que marcam com uma linha no chão o espaço onde não se pode fumar. Esta pode ser combinada com sintética que indique que se vai entrar numa zona livre de fumo e, eventualmente, um local onde a pessoa possa deixar o seu cigarro”, refere o coordenador de tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, José Pedro Boléo-Tomé, segundo o Diário de Notícias (DN).

Em alguns países europeus, como o Reino Unido, Espanha e Dinamarca, já não é permitido fumar junto a todas as entradas de escolas e hospitais.
Já nos EUA, é proibido fumar a menos de seis metros de qualquer edifício público.

Para José Pedro Boléo-Tomé é “fundamental” que a proibição da lei do tabaco se estenda até junto das escolas. “Quanto menos as crianças e os adolescentes forem expostos ao tabaco, melhor. É prevenção primária”.

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) disse ao DN que “a medida é bem acolhida” porque “muitas vezes, há profissionais e doentes que fumam à porta dos hospitais e doentes que fumam à porta dos hospitais, o que não é positivo”.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.