Vagas garantidas no ensino público para alunos de escola de Caminha

Vagas garantidas no ensino público para alunos de escola de Caminha
| Norte
Porto Canal (MYT)

O Ministério da Educação garantiu, esta quarta-feira, que os alunos afetados pelo encerramento da Cooperativa Ancorensis em Caminha têm vagas garantidas na escolas públicas locais.

Num comunicado à Lusa, a cooperativa Arcorensis confirmou que vai encerrar por falta de receitas e que irá despedir 67 trabalhadores (40 professores e 27 trabalhadores não docentes) por não ter direito a abrir novas turmas com contrato de associação.

A cooperativa afirma ter alertado o Ministério da Educação para esta situação, na sequência da falta de meios financeiros para suportar as obrigações que lhe eram impostas.

O Ministério da Educação informou, em comunicado, que "está a acompanhar a situação de perto, através da Direção de Serviços de Educação da Região do Norte (DSRN), em articulação com o município e já garantiu a existência de vagas no Agrupamento de Escolas Sidónio Pais do município de Caminha". O comunicado acrescenta ainda que a DSRN prestará todas as informações e ajuda necessária acerca dos pedidos de transferência aos encarregados.

A Arcorensis, que iniciou atividade em 1988 e contém 247 alunos, vai cessar imediatamente funções.

 

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.