Recolha de animais suspensa. Saúde pública em risco

| País
Porto Canal (AYQ)

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) decidiu que a recolha de cadáveres de bovinos, pequenos ruminantes e suínos em Portugal ficará suspensa até meio de setembro, quando o novo contrato entra em vigor. As associações Quercus e ZERO afirmam que esta situação é um risco para a saúde pública.

O contrato com a empresa que fazia a recolha dos animais mortos (Sistema Integrado de Recolha de Cadáveres de Animais - SIR-CA) terminou, deixando assim a responsabilidade da recolha aos proprietários ou donos de explorações agrícolas. O aviso foi feito pela DGAV e incluiu indicações de como realizar o procedimento.

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.