Universidade de Vila Real atribui doutoramento honoris causa a Valente de Oliveira

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 01 jun (Lusa) -- O antigo ministro Valente de Oliveira recebe a 14 de junho, em Vila Real, o doutoramento honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), anunciou hoje a academia transmontana.

O reitor da UTAD, Carlos Sequeira, disse à agência Lusa que a academia transmontana quer homenagear o homem que, "contra todos e contra o poder instalado", apostou numa universidade nova e do interior.

Valente de Oliveira foi responsável pela preparação e pela negociação, junto do Banco Mundial, do Programa de Desenvolvimento Integrado de Trás-os-Montes e Alto Douro e, posteriormente, pela sua execução.

"Contra o poder instalado, trouxe para a UTAD o plano de desenvolvimento, que é um conjunto de projetos relacionados com os solos agrícolas, raças autóctones ou a recuperação das castas do Douro. Hoje, toda a zona do Douro e Trás-os-Montes deve muito a esse projeto", afirmou Carlos Sequeira.

O reitor salientou o "forte reconhecimento" a Luís Valente de Oliveira por "ter apostado numa universidade enquanto polo de desenvolvimento".

Valente de Oliveira foi ministro do Planeamento e Administração do Território entre 1985 e 1995 e, entre 2002 a 2003, foi ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.

Enquanto ministro, sugeriu, no início dos anos 1990, a criação de um eixo urbano, articulando as cidades de Vila Real, do Peso da Régua e de Lamego. Uma ideia que resultou na criação da Douro Alliance, um projeto que atualmente junta as três cidades durienses.

Valente de Oliveira passou ainda pela presidência da Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCDR-N) em 1985 e foi fundador e primeiro presidente eleito da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da União Europeia.

Natural de São João da Madeira, onde nasceu em 1937, é doutorado em engenharia civil pela Universidade do Porto e tem um amplo currículo ligado ao desenvolvimento regional e planeamento de transportes.

Atualmente, é presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música e Coordenador Europeu das Autoestradas do Mar.

A cerimónia de entrega do doutoramento honoris causa decorre no dia 14 de junho, no campus da UTAD, em Vila Real.

PLI // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.