“Vamos concentrar, principalmente o nosso efetivo esta quinta-feira, à tarde e início da noite, e domingo, ao início da tarde e à noite"
O Capitão da Divisão de Trânsito do Comando Distrital da GNR do Porto, Francisco Martins, anunciou, na manhã desta quinta-feira, que a GNR vai reforçar o patrulhamento e a fiscalização durante os próximos três dias. Especial atenção para a tarde e início da noite, desta quinta-feira e de domingo.
A “Operação Páscoa 2016” começa, esta quinta-feira e prolongar-se-á até o próximo domingo. Para Francisco Martins, esta operação justifica-se por um “maior número de viaturas na estradas”, uma vez que a maioria das pessoas já não trabalha, esta sexta-feira Santa, e muitas famílias partem para umas mini-férias.
“Vamos concentrar, principalmente o nosso efetivo esta quinta-feira, à tarde e início da noite, e domingo, ao início da tarde e à noite, uma vez que é nessa altura que a maioria das famílias" viajam tanto para ir, como para retomar às suas casas, explicou, acrescentando que o objetivo das autoridades passa por “estar no terreno e ajudar as pessoas em tudo aquilo que possamos fazer de um ponto de vista preventivo”.
No entanto, Francisco Martins garante que a GNR vai estar atenta a todas as infrações realizadas pelos condutores, nomeadamente “aquelas que podem colocar em causa a segurança do outro”, lembrou, apelando a uma condução segura e com prudência a todos que planeiam sair de casa nestes próximos três dias.
Em 2015, registaram-se, nesta altura do ano, cinco mortos e 21 feridos graves no país, sendo que nenhum destes foi registado no distrito do Porto. O Capitão espera que, este ano, o número de vitimas volte a ser nulo na região.
Questionado sobre a segurança nas fronteiras entre Espanha e Portugal, principalmente depois dos atentados que ocorreram, esta terça-feira, em Bruxelas, Francisco Martins não dá grande importância a situação, mas avança que esses locais serão reforçados com a presença das autoridades, para que as pessoas se sintam mais seguras.