"Os portugueses são solidários. Mas também há muito solidário só da boca para fora"

Passados 25 anos, em 2015, o número desceu radicalmente, passando a 12% da população a viver em pobreza extrema.

Mas como o comentador do Porto Canal explica, "a pobreza é associada à fome, à fome crónica". Para o professor de psicologia, 800 milhões de pessoas no planeta sofrem de fome crónica, isto significa que, um em cada nove pessoas no mundo passa fome. Acordam todos os dias e não sabem se vão fazer uma refeição.

"Ainda é muito relativo o conceito de pobreza.(…) Na Europa, num continente desenvolvido, 122 milhões de pessoas são pobres", disse Sequeira.

No caso de Portugal Jorge Sequeira chega a esclarecer que no país um em cada cinco pessoas são pobres, o que equivale a 20%.

"Dizem que somos um país desenvolvido quando temos 20% de pobreza, acho que é um excesso de todo o tamanho", remata o comentador.

Apesar da pobreza em Portugal ter regredido 10 anos, o professor de psicologia afirma que "se não fossem as transferências sociais, através de subsídios que o Estado Social vai providenciando, que uns dizem que é pouco e outros dizem que é muito, 48%, quase metade da população, era pobre".

Em resposta ao pivô Julio Magalhães, Jorge Sequeira afirma que "os portugueses são solidários mas também há muito solidário só da boca para fora".