"Este debate equilibrou as coisas"
O mais recente confronto entre Passos Coelho e António Costa "foi mais equilibrado, mas em última análise, Passos Coelho esteve com uma vantagem", esta é a opinião de Pedro Mendes em comentário no Jornal das 13 do Porto Canal. Para o professor universitário, António Costa tinha "ganho o claramente o primeiro debate" mas "neste debate, embora a margem seja menor, na minha opinião, Passos Coelho esteve bastante melhor do que no outro debate", defendeu.
Mendes afere que o debate foi mais esclarecedor do que o anterior confronto, isto porque, "por ser radiofónico, eventualmente os candidatos concentram-se mais na mensagem do que, aparentemente, digamos a imagem."
Acrescentou também que a mensagem de Passos Coelho assenta numa ideia base, "que é a ideia de conseguirmos ultrapassar a tormenta e agora vamos encontrar o caminho marítimo para a América. Agora é que vai ser, agora vamos ter um período de investimento, por seu lado, António Costa tem uma mensagem que é 'este governo falhou, este governo não atingiu os seus objectivos essenciais, fez mais do que a Troika'. Exigiu sacrifícios exagerados ao povo português e portanto é hora de mudar, vamos ter uma política nova, uma política alternativa". Para o professor universitário, os eleitores têm duas opções, ou votam na coligação por considerarem que o "caminho percorrido foi razoável e o futuro será melhor", ou então caso "acreditem que é necessário um caminho diferente, votam na alternativa que é o PS".