“Do ponto de vista de medidas, o Governo foi além da Troika"
O comentador João Cerejeira afirma que que é necessário compreender-se o contexto em que cada um dos candidatos, Costa e Passos, surge no debate.
"Passos está a defender o seu governo, a sua acção e António Costa surge como uma alternativa, como o candidato de oposição". E exactamente por isso, Cerejeira considera que Costa adoptou uma "atitude mais assertiva" e por sua vez, o actual primeiro-ministro manteve uma "atitude mais defensiva - porque tem que defender aquilo que fez", disse o economista.
Esta diferença de atitudes é uma das razões pelas quais a tendência será afirmar que António Costa venceu o confronto, como declarou o professor de economia da Universidade do Minho.
No que diz respeito à Troika, Cerejeira acredita que o Governo "foi além das medidas e ficou aquém em termos de resultados". Acrescentando também que "o programa da Troika, pelo menos na componente que era a previsão do impacto macro-económico, estava mal-feito, isso foi notório, porque todas as previsões saíram falhadas".