"Não há clima político para haver sanções"

Não há clima politico para haver sanções porque o Brexit ainda não foi digerido pela Europa, disse, esta segunda-feira à noite, Manuel Tavares, comentador do Porto Canal. Para o jornalista, tendo em conta a boa execução orçamental, estarão criadas as condições para evitar sanções.

"Não há clima político para haver sanções, porque há o 'Brexit' que a Europa ainda não digeriu e que provavelmente não vai digerir nos tempos mais próximos", salienta o Diretor do FC Porto Media.

Para Manuel Tavares a execução orçamental em Portugal está no bom caminho tendo o comentador se mostrado surpreso pela forma positiva que o processo se está a desenvolver.

"A execução orçamental é boa e até surpreendentemente boa, parece-me que estão criadas as condições políticas para que não hajam sanções (...) para as instituições Europeias eurocráticas de pouco adianta estar a correr melhor a execução orçamental, porque eles estão a tratar de 2015 e não de 2016", afirma o jornalista.

Quando questionado em relação às afirmações de Catarina Martins do Bloco de Esquerda (BE), que defende que se existirem sanções Portugal deve também fazer um referendo como o 'Brexit', Tavares explica.

"Catarina Martins o que põe em questão é: que Europa é esta a que nós queremos pertencer, que nos vem sancionar de uma forma completamente canhestra, sem atender aos esforços que fizemos e aqueles que estamos a fazer".