Ricardo Rio denuncia valores insuficientes dos fundos comunitários para as autarquias

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, em entrevista ao Porto Canal, revela que os Fundos Comunitários são insuficientes para as autarquias na medida em que há uma “insatisfação generalizada".

"São 380 milhões de euros para distribuir por 29 autarquias da região Norte. Nunca se poderia esperar que nenhuma autarquia pode ter um valor muito superior àquele que efetivamente lhe foi atribuído”, afirma o autarca.

Os Municípios do Eixo Atlântico Norte de Portugal do Engenheiro Braga da Cruz são uma solução pois permite “repensar o modelo administrativo da região e exigir que uma entidade possa agregar as nossas vontades”.

Ricardo Rio revela ainda que as autarquias priorizam as Universidades, os Centros de Investigação e outras empresas, deixando de lado "muitos projetos importantes que deveriam ser as autarquias locais a desenvolver, os apoios são insuficientes".

O Governo criou uma iniciativa onde agora é possível mobilizar as categorias de financiamento (mobilidade, reorganização social e apoio à inclusão das comunidades desfavorecidas). Desta forma as autarquias poderão "movimentar os valores do financiamento conforme as suas necessidades". No caso de Braga, o financiamento esgotou-se na "reabilitação do Parque de Exposições".