Portugal tenta o primeiro título, perante a favorita França

09-07-2016 15:22:06 | Porto Canal
Portugal tenta o primeiro título, perante a favorita França
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Portugal vai tentar domingo conquistar pela primeira vez o campeonato da Europa de futebol, mas pela frente vai ter uma seleção francesa a atuar em 'casa' e que chega à final do Stade de France como favorita.

Ironia do destino, para chegar ao tão ambicionado e aguardado título, a seleção nacional terá que ultrapassar uma equipa que nos últimos 40 anos ganhou e reforçou o estatuto de 'besta negra' de Portugal nas grandes competições.

Os franceses, que têm um registo de 10 vitórias consecutivas, impediram a formação das 'quinas' de alcançar a final do Euro1984 (3-2), do Euro2000 (2-1) e do Mundial2006 (1-0) e agora aparecem como o último obstáculo no caminho para a inédita conquista de um Europeu.

Mesmo sem deslumbrar na competição, com apenas uma vitória nos 90 minutos, a verdade é que Portugal alcançou o direito de disputar a segunda final da sua história, depois da presença na do Euro2004, num encontro em que Pepe é a principal dúvida nas ideias do selecionador Fernando Santos.

O central do Real Madrid falhou o jogo das 'meias' com o País de Gales (2-0), devido a problemas musculares, tendo sido rendido por Bruno Alves, mas tudo indica que irá recuperar a tempo de poder pisar no dia 10 de julho o relvado do Stade de France.

De resto, Fernando Santos deverá ter todos os jogadores disponíveis, incluindo, claro, o 'capitão' Cristiano Ronaldo, melhor marcador de Portugal na prova, a par de Nani, com três golos, e de sempre da competição, com nove, os mesmos que o já reformado Michel Platini.

Ronaldo deverá voltar a fazer dupla com Nani no ataque de Portugal, num 'onze' que não deve fugir muito ao apresentado frente aos galeses. Após castigo, William Carvalho é esperado que regresse, ficando Danilo Pereira no banco.

Com boas prestações nos jogos a eliminar, Cédric e José Fonte estão praticamente garantidos na equipa titular, assim como Adrien e Renato Sanches. Contudo, João Moutinho e André Gomes podem ser uma das surpresas de Fernando Santos.

Depois de três empates no Grupo F, com Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3), Portugal ultrapassou nos 'oitavos' a Croácia (1-0 após prolongamento), nos 'quartos' a Polónia (1-1 após prolongamento e 5-3 nas grandes penalidades) e nas 'meias' o País de Gales (2-0).

Registo bem diferente teve a França, que chega à final tendo cedido apenas um empate em toda a competição, com a Suíça (0-0), na última jornada do Grupo A.

De resto, a formação gaulesa venceu todos os jogos, sem nunca ter precisado de tempo extra. Bateu Roménia (2-1) e Albânia (1-0), na fase de grupos, e ultrapassou República da Irlanda (2-1), Islândia (5-2) e Alemanha (2-0) nas eliminatórias, respetivamente.

Com seis golos, Antoine Griezmann tornou-se a grande figura da formação de Didier Deschamps, beneficiando também da ausência de Karim Benzema, devido a questões extra futebol, mas a figura mais surpreendente tem sido Payet, médio do West Ham, decisivo em alguns jogos.

O avançado Giroud, o 'patinho feio' desta equipa, devido à sua relação conturbada com os adeptos, leva três golos, enquanto, no meio campo, Paul Pogba começou mal a prova, mas cresceu durante as eliminatórias.

Na baliza, Hugo Lloris protagonizou algumas das melhores defesas da prova, apesar dos quatro golos que sofreu, todos em triunfos dos gauleses.

O Portugal-França está agendado para as 21:00 locais (20:00 horas de Lisboa) e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha