Somos pequeninos, pronto!

14-06-2016 16:28:25 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Vítor Oliveira

Portugal é a segunda Seleção do Euro 2016 com jogadores cuja média de altura é a segunda mais baixa do torneio, pouco superior a 1,80m, logo atrás de Espanha (1,79m). Inversamente, os nossos adversários nesta primeira fase (Islândia, Áustria e Hungria) são as três nações com a maior média de altura de todo o Campeonato da Europa. Somos pequeninos, pronto!

Já podemos fazer as malas e voltar ao país geometricamente retangular? Nada disso! Não sejamos quadrados! O lusitano gosta de ser pequenino! Um afamado dizer português, que nos acompanha desde a nossa infância, trata de nos lembrar ciclicamente que é de pequenino que se torce o pepino! E como, afinal, somos “pequeninos” neste Campeonato de Futebol só nos resta mesmo torcer… pelas Quinas!

Se a conquista do Europeu depender da nossa estatura, vamos passar despercebidos e chegaremos à final. Temos o vimaranense “Vieirinha”, o pequeno “Rafa” ou o avançado Luís Carlos Almeida da Cunha que responde dentro do campo por… “Nani”! Tudo muito minimalista. Discreto. Sem encher as medidas. O próprio Cristiano Ronaldo prefere o diminutivo “CR7”! E Renato Sanches chegou à fase final com apenas… uma convocatória no seu currículo. Chega! É bastante, até.

Somos pequeninos, pronto! Tal como os melhores perfumes franceses, cuja qualidade da fragrância é-nos certificada pela sua (reduzida) dimensão. E é bom que continuemos assim: pode ser que ninguém repare em nós! Até porque sempre fomos assim. Ontem, como hoje, já tivemos pequenos grandes nomes: Chalana, Eusébio, Futre, Frasco ou Rui Barros, o mais pequenino de todos.

Em 2016, na teoria, a Áustria parte como a equipa que mais dores de cabeça poderá causar a Portugal. Afinal, acabou a fase de grupos sem uma única derrota! A Islândia, que se estreia num Campeonato Europeu, “sobreviveu” ao grupo de República Checa, Holanda e Turquia. Já a Hungria, depois de vencer a Noruega no playoff de apuramento, está de regresso aos grandes palcos do futebol após uma ausência de 30 anos.

O Selecionador Fernando sabe que “Santos” da casa não fazem milagres. Mas também sabe que o título nos fugiu em 2004 e que tem em França o lar de uma das maiores comunidades portuguesas do mundo! E o mundo, como todos sabemos, é… pequeno!

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha