Domingo, o dia do futebol por excelência

12-06-2016 10:06:08 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Rui Miguel Tovar

O convite do Porto Canal chega-me pelo ar, como uma bola lançada desde o meio-campo contrário. Recebo-a no peito, colo-a na relva e avanço por ali fora como se fosse um extremo. Quando me confirmam o domingo como dia da crónica, atiro à baliza. Enquanto ninguém grita, para o bem ou para o mal (a direcção do remate é sempre uma incógnita), faço um apanhado dos jogos da selecção no Europeu a um domingo, o dia do futebol por excelência.

Comecemos pelo início, como soi dizer-se. E o início é meeeesmo o início. Na primeira participação, em 1984, também em França, como agora, a selecção esbarra na campeã europeia RFA a uma 5ª feira (0-0) e só marca o primeiro golo ao domingo, vs Espanha. É uma bela combinação ao contrário: Chalana, solto no meio-campo, abre para Álvaro, este ganha uns metros a Maceda e atrasa para Sousa. O portista faz como se estivesse numa passagem de nível sem guarda: pára, olha, escuta e remata. O pontapé sai-lhe na justa medida. A bola sobrevoa o lendário Arconada e é golo. Na RTP, ouve-se o desabafo comentador: “Quem chuta assim não é gago.” Sousa não o é. Nené também não, daí que se sele o apuramento para as meias-finais no jogo seguinte, com o 1-0 à Roménia. Calma, aqui já é a uma quarta-feira. Nada a ver com o domingo, o dia do futebol por excelência. Já o havíamos dito?

Poissss. O domingo seguinte é aquele do beijo à bandeira de Sá Pinto. O cruzamento de Folha desde a esquerda apanha a defesa da Dinamarca, campeão europeia em título, em contrapé e o cabeceamento do sportinguista é primoroso, sem dar qualquer hipótese a Schmeichel. O pobre guarda-redes haveria de levar com este golo numa base diária durante os treinos do Sporting. “Entre 1999 e 2001, o Sá Pinto azucrinava-me o juízo sempre que me via. Éramos companheiros de equipa, podem imaginar a maçada.” Nesse mesmo Europeu, o de Inglaterra em 1996, a equipa de Oliveira voltaria a jogar ao domingo. O sol de Birmingham até nem incomoda por aí além e então? Poborsky não quer saber disso e faz um chapéu do arco da velha sobre Baía. Um-zero para os uns checos (com cobertura).

Domingo, domingo. Ora bem, temos o Euro-2004. É o tudo ou nada em Alvalade, com a Espanha, de novo. Scolari faz entrar Nuno Gomes e o 21 atira de fora da área para derrubar Casillas e companhia. A euforia dura duas semanas. No domingo, 4 de Julho, Charisteas acerta aquele cabeceamento e Portugal é o primeiro (e único) anfitrião a perder a final em casa. Tsss tsss.

No Euro seguinte, em 2008, o domingo volta a ser aziago para as nossas cores. Desta vez, sem uma carga dramática por aí além. A Suíça ganha 2-0 a um Portugal de segunda linha e já apurado para os quartos-de-final. O sorriso domingueiro voltaria aos nossos rostos em 2012. É preciso ganhar para chegar aos quartos e entramos a perder na heremética Kharkiv. Ora se o capitão da Holanda marca uma vez, o nosso reage com galhardia e toma lá duas batatas: Ronaldo 2 Van der Vaart 1. Se tudo correr bem, só jogaremos ao domingo em Saint-Denis, na final. Falamos no dia 10, boa?

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha