O destino

09-06-2016 22:28:55 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Pedro Arroja

Enquanto em Portugal se encontra um bom jogador de futebol, daqueles que conseguem aceder à Selecção, em Espanha, que tem uma população quatro a cinco vezes maior, encontram-se quatro ou cinco. E na Alemanha, oito.

No Campeonato da Europa, o tamanho é um factor decisivo do favoritismo de um país. E Portugal, sendo um país pequeno, não sai favorecido. Em catorze edições da prova, ela foi ganha dez vezes (70%) por países grandes, tendo a Alemanha e a Espanha à cabeça, com três vitórias cada uma. As excepções (30%) foram quatro: Checoslováquia, Holanda, Dinamarca e Grécia.

Para além do tamanho, a tradição é outro factor a decidir as probabilidades de vitória, embora mais importante num Campeonato do Mundo do que num Campeonato da Europa.

O futebol é uma tradição nascida na Europa Ocidental e tem origem no calcio italiano, embora as regras modernas que o governam tenham sido fixadas pelos ingleses.

Esta tradição expandiu-se depois pelo resto da Europa e pelos outros continentes do mundo com mais intensidade nuns (v.g., América Latina) e menos noutros (v.g., América do Norte, Ásia, África).

No Campeonato da Europa, a tradição favorece os países da Europa Ocidental, incluindo Portugal, e penaliza os do Leste europeu. Na realidade, nas catorzes edições da competição, apenas duas vezes (15%) ela foi ganha por países do Leste - a União Soviética e a Checoslováquia.

Dimensão e tradição fazem pender as probabilidades de vitória para os grandes países da Europa Ocidental. Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra são os favoritos. E a história confirma: dois em cada três Campeonatos da Europa são ganhos por algum destes países. Deste grupo restrito, apenas a Inglaterra nunca ganhou a competição.

Quanto a Portugal, embora a tradição o favoreça, a dimensão do país penaliza-o fortemente. Custa admitir, mas a realidade é que é muito pouco provável que Portugal ganhe o Campeonato da Europa. Chegar às meias-finais, onde já chegou por mais do que uma vez, seria já de si um feito considerável.

No que respeita à fase de grupo, a história é diferente. Aí Portugal enfrenta adversários da sua dimensão e com menor tradição futebolística - Islândia, Áustria e Hungria. É o grande favorito do seu grupo. É quase obrigatório passar esta fase.

Passar a fase de grupos e depois perder-se pelo caminho é, em termos probabilísticos, o destino que está reservado a Portugal no Euro 2016.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha