Ronaldo

08-07-2016 16:14:17 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Pedro Arroja

À luz da teoria das probabilidades - que é assim uma espécie de "cartas" que os cientistas utilizam para prever o futuro - a França é favorita. O histórico, em que se baseiam as probabilidades, é imensamente favorável a França.

Por cada bom jogador que se encontra em Portugal, em França - que tem uma população seis vezes maior - encontram-se seis. Um país grande, em competição com um país pequeno, tem sempre esta vantagem - o tamanho. E uma vantagem que a história confirma.

A França já foi duas vezes campeã da Europa (e até do Mundo) e Portugal nunca foi. Nos Campeonatos da Europa, a França já eliminou por duas vezes Portugal - precisamente as duas vezes em que foi campeã -, ao passo que Portugal nunca eliminou a França. na realidade, Portugal não ganha um jogo à França há mais de quarenta anos.

Como se isso não bastasse, nas circunstâncias concretas deste Campeonato, há ainda dois factores adicionais a enviesarem as probabilidades em favor da França. O primeiro é o de que a França joga em casa.

O segundo é o de que o percurso da França neste Euro 2016 é mais impressionante que o de Portugal. Portugal teve sorte nos sorteios. Nos seis jogos já efectuados não defrontou uma única vez uma equipa favorita. Fá-lo pela primeira vez na final. Ao passo que a França teve de defrontar, por exemplo, a Alemanha - talvez a grande favorita do Euro - a qual, por seu turno, já tinha eliminado a Itália, outra favorita.

Existe apenas um factor que joga a favor de Portugal e que encurta a diferença de probabilidades entre a França e Portugal. É que a França, sendo uma excelente equipa, não tem nenhum jogador extraordinário, ao passo que Portugal tem um - Ronaldo.

Só o Ronaldo pode contestar o favoritismo da França e existe uma razão poderosa para que ele o faça. Já ganhou todas as competições na sua carreira, mas nunca uma competição internacional por selecções. Aos 31 anos de idade, esta é a grande oportunidade - e provavelmente a última. Para ele, é um jogo de tudo-ou-nada. Pelo caminho, poderá ainda bater o record de Platini quanto ao maior número de golos marcados em fases finais de um Europeu.

É de esperar, por isso, que ele esteja altamente motivado. Para ele é um jogo de ou-tudo-ou-nada. As chances de Portugal ganhar o Europeu dependem crucialmente dele. Se ele não brilhar, Portugal, em princípio, vai perder.

Mesmo que isso aconteça, porém, a participação portuguesa neste Europeu só pode ser considerada excelente. É raro um país pequeno chegar a uma final de uma competição internacional por selecções - e mais raro ainda ganhá-la. E Portugal conseguiu chegar à final. Parabéns aos jogadores, à equipa técnica, e a todas as outras pessoas que tornaram isso possível.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha