Cantilenas

04-07-2016 10:23:22 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Júlio Magalhães

Contra tudo e contra todos Portugal está nas meias finais. Os especialistas do nosso futebol, alguns com resultados desastrosos nas suas carreiras não param de criticar como se eles próprios tivessem feito melhor pelas instituições por onde passaram.

A crítica é livre mas o que é erro como se costuma dizer é demais. Andamos o ano todo a ver no nosso futebol equipas que passam os 90 minutos atrás da linha da bola e só têm sucesso e conseguem emprego porque salvam clubes da descida de divisão à custa de um futebol feito de onze jogadores a defender e ninguém diz nada.

Ora a avaliação que está a ser feita da nossa seleção é tudo menos coerente. E mais ainda desvirtuada na minha opinião daquilo que toda a gente está a ver.

Vamos a factos:

No primeiro jogo frente a Islândia apesar do empate qual das equipas passou o jogo todo a defender? A Islândia

No segundo jogo, frente a Áustria, que equipa passou o jogo todo a defender e que se salvou devido aos postes e a um pênalti falhado? A Áustria.

No terceiro jogo, com a Hungria, que equipa marcou três golos em quatro vezes que foi a nossa baliza e que mesmo a defender viu se sempre ultrapassada por uma equipa que andou e conseguiu atrás do prejuízo? A Hungria.

Nestes três jogos de qualificação que equipa teve mais posse de bola e mais remates a baliza? Portugal

Nos jogos a eliminar, o que fez aquela que consideravam a grande equipa do Euro, no caso a Croácia? O mesmo que Portugal. Um jogo tático, com medo de errar e muito longe da equipa que nos jogos de qualificação parecia lançada para uma final europeia acabando por já estar em casa de férias. Os mesmos que não gostaram acharam depois que o Alemanha Itália foi uma lição tática de futebol sabendo se que na primeira parte nenhuma das equipas conseguiu sequer fazer um remate à baliza.

Com a Polónia, que equipa marcou um golo no primeiro minuto de jogo e depois se limitou apenas a criar perigo em lances de contra ataque? A Polónia.

Em algum destes jogos até agora realizados, pergunta se em que jogo Portugal mereceu perder? Em nenhum.

Leva só empates é certo mas em que momento vimos uma seleção portuguesa a funcionar como equipa, taticamente disciplinada, como nunca tínhamos visto, nunca desequilibrada, e até com Cristiano Ronaldo a comportar se como verdadeiro capitão ?

Fernando Santos disse que Portugal entrava neste europeu para o vencer mas quantos ao longo da prova se fartaram, toldados pelos resultados, de dizer que o selecionador tinha elevado em demasia as expectativas. Os mesmo que só sabem entrar jogo a jogo com medo do amanhã exigem agira uma equipa ofensiva, cheia de riscos, desabrida, pronta a jogar como nunca é a perder como sempre.

Não me lembro de uma prova em europeu ou mundial de uma seleção sem problemas, como todos os jogadores dispostos a jogar ou a estar no banco sem lamentos, imbuídos do mesmo espírito e integrados no mesmo barco do treinador.

Fernando Santos tem tido esse mérito. E contra tudo e contra todos prepara se para jogar com o Pais de Gales e com toada certeza como ele diz não vai em cantilenas e se não abdicar dos seus princípios estará na final.

Pode perder é certo. O futebol é assim mesmo. A Itália tao elogiada não conseguiu fazer um remate a baliza na primeira parte do jogo com a Alemanha. Conseguiu milagrosamente levar o jogo aos pênaltis e perdeu com toda a justiça.

Aguardemos pois por quarta-feira.

Os maldizentes, os estratégias que fazem do futebol um ciência quase e só apenas acessível a eles próprios andam desvairados. Porque o povo português anda feliz e eles não conseguem perceber porque.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha