Uma história de vida, com Toshack e Bellamy em Camp Nou

03-07-2016 15:26:26 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Rui Miguel Tovar

Atenção malta, o Liverpool vai jogar em Camp Nou. É a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2006-07. A caminho da zona de imprensa, apanhamos o mesmo elevador de John Toshack. Treinador do Sporting em 1984-85 (é o homem com menor percentagem de derrotas de sempre na história do clube: tão-só três em 38 jogos), é um daqueles senhores bonacheirões, extrovertidos, de cara rosada, sinónimo óbvio de boa disposição. Quem o aborda desde o local da entrega das credenciais até ao tal elevador, é despachado invariavelmente com um sorriso aliado a um “very nice thank you”.

Nesse tempo, JB (também conhecido com Espanha como Benjamin, o seu nome do meio) é seleccionador de Gales e também comentador de um canal inglês de televisão. No curto percurso do zero ao segundo andar, fala-nos alto e bom som pelos cotovelos. “Garanto-te uma coisa: o Bellamy vai dar espectáculo!” Quem? Craig Bellamy, o craque-problema do Liverpool, mergulhado num problema (what else!) de balneário com o norueguês John-Arne Riise. O caso é sobejamente conhecido ou não fosse a imprensa inglesa a mais intrusa do universo. O Liverpool prepara o jogo com o Barça no Algarve, mais propriamente em Vale do Lobo. Durante oito dias, a equipa do espanhol Rafael Benítez esquece a Premier League e estagia por cá.

Certa noite, uma quinta-feira para ser mais preciso, é dia livre para actividades várias entre golfe, praia, bicicleta eeee, sim, a copofonia está sempre presente. É um clube inglês, got damn it! Pois bem, o dia é ocupado num cuidado campo de golfe entre o buraco 1 e o 18. As bolas voam, alguns tacos também (e as gargalhadas também). Reina a animação naquele balneário. Isto vai dar prò tarde. É um clube inglês, got damn it! À noite, há o jantar da praxe. Lavam-se os dentes, escolhem-se os jeans slim fit Depois, free to go. Quem quiser lavar os dentes e ir para a cama, levante o braço. Todos saem para um torneio do levantamento do copo agregado a um concurso de karaoke. Ou será um torneio de karaoke com um concurso do levantamento do copo? Who cares?

Às tantas, já o sol se levanta (e é sexta-feira, portanto), Bellamy quer cantar uma música com Riise. Este recusa e começa uma briga de todo o tamanho. Os restantes companheiros separam-nos e vamos lá dormir. Ou talvez não. Bellamy chega ao quarto, escolhe um taco de golfe e vai direito a Riise. Diz-se, atenção diz-se, que lhe acerta nas pernas. O caso é amplamente divulgado e não se fala de outra coisa. Até Toshack. O Barça marca por Deco e o Liverpool empata por Bellamy. Nos festejos, vai a uma bandeirola de canto e faz um swing de golfe imaginário. Beautiful. Na segunda parte, 1-2 por Riise. Incrível, hein?! Toshack, galês como Bellamy, pisca-nos o olho à saída do elevador como quem diz ‘i told you do so’. Bem te disse, sem dúvida. JB, thank you and very nice.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha