A seleção portuguesa

01-07-2016 16:17:59 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Jorge Araújo

Enquanto treinador, cultivei sempre a visão de construir equipas que fossem intensas, eficazes e trabalhassem em equipa.

Entretanto a nossa seleção começou este Europeu de modo eficaz, mas muito pouco intensa e sem grande expressão coletiva.

Ao longo dos jogos até agora disputados, soube continuar a ser eficaz e tem vindo a melhorar gradualmente no que respeita a revelar em campo a coesão coletiva que se impõe.

Continua entretanto a revelar enormes dificuldades em conseguir manter ao longo do tempo de jogo a intensidade exigida quando se compete ao mais alto nível. Aqui e ali permanece a "necessidade" de por vezes relaxar, perder foco e concentração nas tarefas respetivas. Com excepções, naturalmente. E principalmente até com o bom exemplo de um Ronaldo que, consciente das suas atuais debilidades físicas, se tem esforçado por se "entregar" a equipa, sacrificando-se pelo coletivo. Para os que gostam de lhe acrescentar records, aqui tem mais um! A "estrela" da equipa ao serviço do interesse coletivo. Belo exemplo!

Por fim um destaque e uma chamada de atenção.

Saliento claramente a importância do trabalho na área Comportamental levado a cabo por Fernando Santos!

Pelo seu saber ser e estar como treinador de alto rendimento, mas principalmente por estar a conseguir que o todo da seleção nacional seja maior que a soma das partes.

Quanto ao alerta, apelo a generalidade dos treinadores de futebol no nosso país para que se revejam em Fernando Santos e interiorizem quanto a falta de hábitos de treino devidamente intensos e correspondentes a como se joga ao mais alto nível, pode estar a afetar a qualidade técnica, mental e emocional dos nossos jogadores.

Esta seleção nacional e disso um espelho evidente.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha