O resultadismo no Euro!

27-06-2016 11:56:51 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Jorge Simão

Nunca entendi competições curtas, como um Campeonato da Europa, como uma oportunidade para criar algo verdadeiramente novo ou impactante no futebol. Uma competição como o Euro é para se estar o melhor possível, dentro das limitações físicas impostas por uma época desgastante e obter os resultados que contam.

O resultado é que determina o sucesso, mais do que as exibições, numa competição curta. E jogar para o resultado não é uma limitação, é uma força que todos procuram colocar ao serviço das suas equipas. Em Portugal há um equívoco em relação ao que é jogar para o resultado. Chamam-lhe resultadismo, como se isso fosse uma doença infecto-contagiosa de que nos devessemos afastar. Errado. Todos os treinadores e todas as equipas jogam para o resultado, sobretudo numa competição tão magna como a fase final de um Campeonato da Europa.

O que se torna evidente é que existem várias formas diferentes de jogar para o resultado. Há o jogo directo, o jogo elaborado, o jogo curto, o jogo longo, enfim, uma variedade incrível de soluções e alternativas. O que este Europeu tem provado é que é um erro limitar a procura do resultado apenas a uma ou duas formas de jogar. O jogo é tão variado, tão imprevisível, tão incontrolável que tentar impor sobre as outras uma forma de jogar é apenas reflexo de uma ideia totalitária que contraria a própria natureza do futebol.

Tenho apreciado o Europeu exactamente por isso. Todas as selecções procuram o resultado. Sem excepções. Das mais varias maneiras. O País de Gales deu uma lição de contra-ataque frente à Rússia, a Croácia deu uma lição de talento frente à Espanha, a Irlanda do Norte deu uma lição de coragem frente à Ucrânia. Todas estas selecções ganharam de forma diferente e de forma igualmente merecedora. O futebol é isto. O futebol é diversidade e apenas por isso considero que o Euro 2016 já é um sucesso.

Não basta aos críticos e aos comentadores tentar impor uma ideia pré-determinada de jogo ou de sucesso para que as pessoas corram todas atrás da mesma corrente. Eu acredito que o imenso povo do futebol se tem divertido com a competição, com a incerteza, com o equilíbrio e com a relação de forças menos desigual do que nos anunciavam as previsões. No fim, provavelmente, voltará a ganhar a melhor selecção ou, pelo menos, uma das melhores. Porque, apesar da sua diversidade, o futebol raramente permite que os melhores não ganhem. Mas a grande vitória deste Euro 2016 já está conquistada. O resultado importa e importa para toda a gente. Nenhuma equipa abdicou de lutar por ele e se há algo de encorajador para o futuro é essa procura do resultado. Sempre de formas diferentes mas de um modo que protege o futebol e a sua evolução. Se dizem que o futebol é uma religião, convém que não seja monoteísta. Convém que se abra a várias correntes, a várias influèncias e, no limite, a vários procedimentos tácticos. O resultadismo não encurrala o futebol, pelo contrário, liberta-o, se se permitir a tolerância tática e o respeito pela forma como se tenta chegar ao resultado.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha