Um xeque-mate de cabeça à Croácia permite-nos falar do Boavista

26-06-2016 15:50:19 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Rui Miguel Tovar

Xadrez, vamos falar de xadrez.. Quem é a equipa masculina com mais títulos de campeão português? Boavista (11). E com mais Taças de Portugal? Boavista (8), de novo. E com mais Supertaças nacionais? Boavista (5), irra.

Xadrez, vamos falar de xadrez. Quem é a equipa que joga de xadrez? Boavista – e também aquela dos pilotos de F1 – mas interessa aqui realçar o Boavista, só o Boavista, porque faz hoje 80 anos que onze homens entram em campo no Bessa vestidos à xadrez. Do espanto à goleada vs. Benfica (4-0) é um passo. A partir daí, o Boavista será sempre assim, o das camisolas axadrezadas.

Fundado no primeiro dia de Agosto de 1903, o primeiro Boavista equipa todo de preto e é o orgulho de alguns jovens no bairro da Boavista, apaixonados pelos mestres ingleses da Fábrica Graham. Dois deles (Harry e Dick Lowe) recebem do pai uma bola de Inglaterra e lançam as bases para a criação do clube. Seis anos depois, em 1909, o primeiro problema: por respeito aos preceitos da Igreja anglicana, os ingleses recusam-se a entrar em campo aos domingos. Ora isso obriga à realização da primeira AG do clube para resolver a situação e é aí que os ingleses abdicam do poder, com amaioria dos votos a favor dos jogos aos domingos. Com os portugueses ao leme, nasce o Boavista Futebol Clube em 1911 no lugar do Boavista Footballers.

O equipamento preto mantém-se, com uma nuance (calção branco). Ganha o Regional do Porto, o primeiro da história, em 1914. No início dos anos 20, aí sim, o Boavista dá um outro ar e passa a vestir-se com riscas verticais pretas e brancas mais calção preto. Mas ainda falta ali qualquer coisa. Do sombrio ao berrante, o Boavista joga em 1928 com riscas verticais vermelhas, brancas e azuis, um calção preto mais meias às riscas horizontais brancas e pretas. Amudança é mal recebida pelos adeptos e também pela imprensa. Então o presidente Artur Oliveira Valença vai a França e regressa com a proposta de um equipamento revolucionário, que iria mudar a vida do clube e até do país. Homem conhecido no meio cultural portuense, promotor de espectáculos desportivos e fundador do jornal desportivo

“Sports”, Artur Oliveira Valença vê uma equipa francesa a jogar de xadrez e nem pensa duas vezes. A partir daqui, o Boavista é xadrez. A preto e branco. Começa a história aos quadradinhos. O dia 29 de Janeiro de 1933 é perfeito para estrear o equipamento xadrez e o emblema (o actual). Nesse domingo à tarde, não há Regionais de Lisboa nem do Porto. A selecção nacional aproveita para jogar com a Bélgica (1-0 no Lumiar, golo do portista Pinga), o Boavista convida o Benfica para um particular. Entra em campo novinho em folha e ganha por números inacreditáveis: 4-0. É a primeira vitória de xadrez. A primeira de muitas – que incluem um título de campeão da 1.ª divisão (2001), dois da 2.ª (1937 e 1950), cinco Taças de Portugal (1975, 1976, 1979, 1992 e 1997) e três Supertaças nacionais (1979, 1992 e 1997), Xeque-mate. Toma lá ò Croácia.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha