Minutos finais

24-06-2016 11:59:43 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Pedro Arroja

A Hungria, já qualificada, não tinha nada a perder e arriscou. Arriscou e marcou cedo. E viria a desencadear aquele que foi provavelmente o jogo mais competitivo da fase de grupos do Euro e também aquele em que se marcaram mais golos - seis. Foi um jogo verdadeiramente excepcional.

Portugal, que até ao jogo com a Hungria, só tinha marcado um golo, mostrou que, quando pressionado, era capaz de marcar - e marcar rapidamente. Demorou vinte minutos a anular a desvantagem de 1-0, mas foi muito mais rápido e anular a desvantagem de 2-1 e, depois, de 3-2. Ficou a sensação, após o golo do empate a 3-3 que, a continuar naquele ritmo, Portugal iria facilmente ganhar o jogo.

Porém, nessa altura, Portugal deixou de jogar - estava qualificado. E a Hungria ainda mais. Voltou-se à rotina que largamente marcou esta fase de grupos do Euro 2016. Ninguém estava interessado em esforçar-se para além do estritamente necessário para ganhar a qualificação. Jogos sem interesse na maior parte do tempo, golos marcados nos últimos minutos do jogo, e resultados que acabaram maioritariamente em vitórias tangenciais ou empates.

Será também assim a fase de eliminatórias que agora se inicia - ainda mais vincadamente. Se os jogos que estão pela frente tivessem a duração de vinte minutos, e não a duração regulamentar de noventa, não se perderia grande coisa em termos de espectáculo.

Na fase de grupos, especialmente nos primeiros jogos, ainda se poderia arriscar - embora raras equipas o tenham feito - porque, em caso de as coisas correrem mal, ainda existiam jogos pela frente para recuperar. Não é esse o caso a partir de agora. Quem perder, sai. Quem sofrer um golo corre o risco de ser eliminado.

Não faz sentido marcar muito cedo. A equipa que o fizer, vai depois ter de aguentar durante muito tempo a reacção do adversário na tentativa de igualar, e isso obriga a um grande dispêndio de energia. Aquilo que é racional fazer é marcar nos últimos minutos, e depois ir para o balneário.

Nesta fase de eliminatórios, ainda mais do que na fase de grupos, os jogos serão arrastados até aos últimos minutos e, em muitos casos, serão mesmo arrastados para o prolongamento. O primeiros setenta a setenta e cinco minutos de jogo vão ser para queimar tempo.

Vários jogos serão levados ao limite e decididos pelos pontapés da marca de grande penalidade. É a forma mais racional de perder. Para quem perde - e haverá sempre uma equipa a perder - a melhor forma de o fazer é nos penalties. "Foi azar", será a explicação dada por treinador e jogadores - e os adeptos aceitam a explicação.

Quanto a Portugal, já fez a sua obrigação - passar a fase de grupos -, embora o tenha feito sem brilhantismo e no "fio da navalha". A minha previsão é a de que se fica pelos oitavos-de-final ou pelos quartos-de-final. Não tem equipa para chegar mais longe. Depende do Ronaldo. Ora, o Ronaldo já salvou uma situação aflitiva contra a Hungria, e em duas ocasiões. Isto acontece uma vez num Campeonato da Europa, mas não acontece duas ou três.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha